Isabel Nery apresenta “Sophia” no Leiria Convida

76971323 3004617316233100 1724499068073279488 o 1 675 2500
12 Novembro 2019

No âmbito do Leiria Convida, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira recebe, no sábado, dia 16 de novembro, às 17 horas, a jornalista e autora Isabel Nery com “Sophia”, a primeira biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento.

Neste livro a autora percorreu lugares que fizeram parte da história de Sophia, e entrevistou mais de 60 pessoas, do pescador José Muchacho, ao amigo Manuel Alegre, até ao ensaísta Eduardo Lourenço, passando por companheiros das letras e da política.

Só assim foi possível completar a biografia que faltava sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, a primeira portuguesa a receber o Prémio Camões e a única mulher escritora com honras de Panteão Nacional e a quem muitos gostariam de ter visto atribuído o Prémio Nobel.

Isabel Nery

Despertou para o jornalismo em 1995, com o estágio na RTP. Seguiu-se a SIC, de onde sairia para o semanário Tal&Qual. Esteve na equipa fundadora do diário 24horas, onde foi sub editora de Sociedade, e trabalhou na revista Máxima. Integra a redação da revista VISÃO há 13 anos, onde, entre outros, fez parte da equipa que criou a VISÃO Júnior, de que foi editora.

As reportagens de Isabel Nery foram já distinguidas com vários prémios e em 2010, foi uma das jornalistas selecionadas pela Fundação Luso- Americana (FLAD) para o curso no Committee of Concerned Journalists (CCJ),em Washington.

Em 2011, criou o núcleo de Jornalismo e Literatura do Clepul, centro de investigação da Faculdade de Letras de Lisboa. Nesse mesmo ano, a reportagem Vida Interrompida foi adaptada para uma exposição itinerante (em co-autoria com Marcos Borga), que percorreu o país durante mais de um ano. Em 2012, publicou o livro de reportagem As Prisioneiras - Mães Atrás das Grades, que viria a ser adaptado para a curta-metragem Os Prisioneiros, estreada em Janeiro de 2015, no Cinema S. Jorge.

Publicou investigação e ensaio, sendo autora do livro Política e Jornais – Encontros Mediáticos (2004), do ensaio O Inferno Aqui tão Perto - Literatura de Viagens e Reportagem de Guerra (2009) e Do Génio Jornalístico (2014). Enquanto investigadora, apresentou comunicações em várias instituições portuguesas e estrangeiras, nomeadamente nos EUA e Canadá.

Faz parte da direção do Sindicato dos Jornalistas desde Janeiro de 2015.