Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

SMAS de Leiria sensibilizam para a ligação à Rede de Saneamento

Smc 4076 1 675 2500
19 Novembro 2019

Para assinalar o Dia Internacional do Saneamento os SMAS de Leiria apelam para a necessidade de ligação à rede de saneamento, pois cerca de 90% da população do concelho de Leiria já possui rede de saneamento.

Ao longo dos últimos 10 anos os SMAS de Leiria fizeram um investimento na ordem dos 27 milhões de euros na construção de redes de saneamento. Este investimento possibilitou uma evolução considerável, pois em 2011 apenas 76% dos alojamentos possuíam rede de saneamento e, por conseguinte, recolha de águas residuais.

Até 2022, e considerando o investimento já em curso, pretende-se chegar aos 95% de taxa de cobertura o que representa um investimento de, aproximadamente, 9 milhões de euros. Este reforço no investimento permitirá dotar de rede de saneamento as seguintes localidades: Monte Redondo, Souto da Carpalhosa, Bajouca, Colmeias, Boa Vista e Caranguejeira.
Desta forma, os SMAS de Leiria dão um importante contributo para a proteção da saúde pública e para o bem-estar das populações, não esquecendo a melhoria da qualidade ambiental dos recursos hídricos da região. Cabe agora à população proceder à ligação à rede de saneamento, nos locais onde já existe rede disponível, para que se consiga alcançar, de forma efetiva, a melhoria da qualidade de vida das populações do concelho de Leiria.

Importa salientar que o Sistema de Saneamento gerido pelos SMAS de Leiria possui uma rede de 1.133 km de coletores e 50 Estações Elevatórias, tendo sido recolhidos e encaminhados para tratamento adequado cerca de 6 milhões de m3 de água residual e nos últimos 10 anos cerca de 68 milhões de m3 de água residual.

O Dia Internacional do Saneamento Básico

O Dia Internacional do Saneamento foi criado pela Assembleia-Geral da ONU, tendo como principal objetivo contribuir para uma maior sensibilização e atenção para a “necessidade de todos os seres humanos terem acesso ao saneamento”.

"Com 2,5 mil milhões de pessoas sem acesso a saneamento adequado, uma situação que está na origem de 1,8 milhões de mortes por ano, o acesso ao saneamento em si é, manifestamente, uma questão de direitos humanos. Os Estados têm de garantir que todas as pessoas, tenham acesso a instalações sanitárias seguras. Sem esse acesso, as condições de detenção são desumanas e contrárias à dignidade humana fundamental subjacente a todos os direitos humanos". É este o apelo dos peritos das Nações Unidas em matéria de direitos humanos, por ocasião do Dia Mundial das Instalações Sanitárias, que se celebra a 19 de novembro. (https://www.unric.org/pt/actualidade/26381-dia-mundial-das-instalacoes-sanitarias-o-saneamento-e-um-direito-de-todas-as-pessoas-incluindo-as-que-se-encontram-detidas)

Sobre os SMAS de Leiria:

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria (SMAS de Leiria) foram criados em 1933 e são a entidade gestora responsável pelo abastecimento de água e drenagem de águas residuais no concelho de Leiria. Têm como missão assegurar a prestação de serviços de abastecimento de água e de recolha de águas residuais, de excelente qualidade, com vista à satisfação dos seus clientes.

Os SMAS de Leiria possuem uma rede de abastecimento de água com mil e oitocentos quilómetros de extensão (a maior rede de abastecimento de água do país), gerem 24 captações subterrâneas, uma captação superficial no rio Lis e 78 reservatórios. Servem cerca de 66 mil clientes ao nível do abastecimento de água e cerca de 52 mil clientes ao nível da drenagem de águas residuais.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete