Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Esclarecimento do Município sobre notícia relativa ao Bairro da Integração

Bairro da integracao   apos intervencao 1 1 675 2500
20 Novembro 2019

Sobre a notícia publicada pelo Jornal de Notícias na edição de hoje com o título “Câmara isola bairro social com muro de dois metros”, o Município de Leiria esclarece o seguinte:

1 - O Município fez no Bairro da Integração um investimento superior a meio milhão de euros para oferecer condições dignas de vida aos moradores, que antes não tinham.

2 - O Bairro da Integração apresentava um estado de profunda degradação, com telhados em fibrocimento, oferecendo agora ótimas e dignas condições de vida aos moradores que usufruem das habitações ao abrigo da política de apoio social do Município.

3 - O Muro não isola Pessoas. Ao contrário do que refere a notícia, não existem vivendas do outro lado do muro. O que existe é um terreno baldio florestal, que não oferece condições de segurança.

4 – O muro existe apenas numa lateral e no tardoz do Bairro da Integração, pelo que não isola.

5 - O muro estabelece proteção em relação ao terreno florestal, nomeadamente face ao risco e histórico de incêndios florestais naquela zona, o que evidencia a necessidade de oferecer maior segurança e proteção, tendo-se optado pela solução existente.

6 – A construção do muro constituía uma obrigatoriedade da candidatura ao PEDU.

7 – A Câmara resolveu construir um circuito interno no Bairro, que antes não existia, de modo a permitir a circulação de viaturas e para criar condições de segurança, que eram inexistentes.

8 – A construção do muro foi abordada com alguns moradores, que acolheram as razões apresentadas pelo Município para a sua construção.

9 - O Município de Leiria recuperou 18 habitações do Bairro e espaço público oferecendo lar digno a 47 moradores.

10 - As obras no Bairro Social da Integração eram solicitadas pelos moradores há décadas, tendo este Executivo avançado com o investimento que permitiu melhorar substancialmente as condições habitacionais das famílias.

11 - As obras abrangeram colocação de infraestruturas, e, nas habitações, a substituição de cobertura, caixilharia, piso, pintura e colocação de novo mobiliário, nomeadamente de cozinha e WC.

12 - O espaço envolvente foi significativamente melhorado, nomeadamente a criação de arruamentos, acessibilidades e estacionamento.

13 – O Município de Leiria tem vindo a apostar na requalificação dos bairros do concelho, de que são exemplo os investimentos de 294.950 euros no Bairro Social da Almuinha, 876.885 euros no Bairro Social Dr. Francisco Sá Carneiro e 661.311 euros no Bairro Social Cova das Faias.

 

bairro da integracao - antes da intervencao

muro

xP1035052

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete