SMAS de Leiria publicam nos Anais Leirienses

Capa  anais 1 675 2500
28 Novembro 2019

image001

Os SMAS de Leiria promovem a apresentação pública da edição n.º 4 dos ANAIS LEIRIENSES: estudos & documentos, no dia 30 de novembro, às 16h30, no auditório do Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Esta publicação, produzida pela editora Hora de Ler, é dedicada aos SMAS de Leiria e reúne um vasto conjunto de artigos alusivos à história da água, desde a Pré-história até aos nossos dias, e às importantes descobertas arqueológicas identificadas durante as intervenções levadas a cabo pelos SMAS de Leiria.

O evento contará com a presença de vários oradores, bem como com a presença dos autores dos artigos que integram a presente publicação.
Esta iniciativa insere-se no projeto “Água e Património”, promovido pelos SMAS de Leiria, cujas iniciativas, pretendem valorizar, promover e divulgar este importantíssimo património ligado à água.

A apresentação encerrará com uma visita à Exposição de Fotografia “Aquedutos de Portugal”, da autoria de Pedro Inácio, que está patente na Galeria Manuel Artur dos Santos, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria.

Sobre a Edição:

Esta edição agrega um vasto conjunto de artigos, nomeadamente a história dos SMAS de Leiria, a história da água desde a Pré-história até aos nossos dias, e as importantes descobertas arqueológicas identificadas durante as intervenções levadas a cabo pelos SMAS de Leiria, que vêm sendo realizadas desde o ano 2000.

Partindo da história dos SMAS de Leiria, trabalho inédito, e passando pela história dos trabalhos arqueológicos realizados neste âmbito, procura-se dar a conhecer um pouco sobre a Entidade Municipalizada e sobre o seu impacto no dia a dia do concelho de Leiria.

Os textos sobre a história da água nos diversos períodos procuram abordar o tema da água, apontando dados interessantes e desconhecidos. A descrição da realização de trabalhos arqueológicos no âmbito das obras dos SMAS de Leiria permite conhecer um pouco das realidades detetadas e da importância das intervenções, que originaram importantes trabalhos de investigação.

Sobre os SMAS de Leiria:

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria (SMAS de Leiria) foram criados em 1933 e são a entidade gestora responsável pelo abastecimento de água e drenagem de águas residuais no concelho de Leiria. Têm como missão assegurar a prestação de serviços de abastecimento de água e de recolha de águas residuais, de excelente qualidade, com vista à satisfação dos seus clientes.

Os SMAS de Leiria possuem uma rede de abastecimento de água com mil e oitocentos quilómetros de extensão (a maior rede de abastecimento de água do país), gerem 24 captações subterrâneas, uma captação superficial no rio Lis e 78 reservatórios. Servem cerca de 66 mil clientes ao nível do abastecimento de água e cerca de 52 mil clientes ao nível da drenagem de águas residuais.