Leiria assinala Dia da Pessoa com Deficiência e promove encontro de Entidades Inclusivas

Dia internacional deficiencia id 1 675 2500
29 Novembro 2019

O Dia da Pessoa com Deficiência vai ser assinalado em Leiria com um programa de atividades dia 3 de dezembro e com o 5º Encontro Entidades Inclusivas no dia 5.

No dia 3, a partir das 10:30 e durante toda a manhã, a Cercilei promove uma atividade com bicicletas adaptadas na Praça Rodrigues e, Boccia, no Parque do Avião. Na Praça Rodrigues Lobo, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - ESECS, organiza jogos tradicionais.
À mesma hora, na Fonte Luminosa, o andebol adaptado vai estar em destaque, pela Associação Portuguesa de Deficientes - APD, e o stretching global ativo é apresentado pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla -SPEM.
A partir das 14:30, o Recreio dos Duendes, no Largo do Papa recebe o Grupo Coral Trauteado, da Cercilei, o Teatro Inclusivo, pelo Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria APPDA e João Blind: Stand Up Comedy.
A organização é da Câmara Municipal de Leiria e do Conselho Municipal para a Inclusão da pessoa com Deficiência.

No dia 5, a sessão de abertura do 5º Encontro de Entidades Inclusivas tem início no Museu de Leiria, às 14:30, com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, de Paula Vaz, em representação do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), de Humberto Santos, do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e de José Belo do CEERIA - Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça.
De destacar, a apresentação de testemunhos de empresários, no âmbito da inclusão, a intervenção de Luís Filipe Rodrigues, do CEERIA, relativamente ao Direito ao Trabalho e Emprego das Pessoas com Deficiência e, o Reconhecimento às Entidades Inclusivas.

Esta iniciativa, organizada pelo Município de Leiria em parceria com o CEERIA - Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça termina com um momento musical a cargo de João Matias.

Programa dia 3

Programa dia 5