Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Instalação artística evoca espírito de Natal com objetos oferecidos por seniores e imagens captadas por crianças de Leiria

Banco portugal 1 675 2500
29 Novembro 2019

Uma instalação artística construída pela artista Lara Portela com objetos de seniores do concelho e fotografias captadas por crianças que simbolizam o espírito do Natal vai ser inaugurada este domingo, dia 01 de dezembro, às 15:00, no Banco das Artes Galeria – Banco de Portugal.

Para a realização desta instalação, os utentes dos centros de dia e IPSS´s do concelho de Leiria foram desafiados a relembrar os seus natais e a materializar estas memórias num objeto, que evocasse a felicidade de natais passados ao longo das suas vidas.
Da mesma forma, foi lançado este desafio a algumas escolas de Leiria, com o objetivo de pedir aos alunos fotografias que reproduzissem as suas memórias de felicidade na quadra natalícia. Esta é uma experiência em que a memória individual é partilhada em grupo, tornando-se assim, memória coletiva.

A Instalação tem lugar no espaço da Caixa Forte da Galeria, criando esta Cápsula de Tempo, que condensa o(s) Tempo(s) de dois tempos geracionais, numa lógica de criação de uma espaço comum nesta caixa forte que guarda os valores do edifício enquanto Banco e que agora guarda o que temos de mais valioso: memórias individuais tornadas memórias comuns. Guarda-se o Presente, feito de passados, para que se projete no Futuro.

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete