UrbSecurity discute segurança urbana de Leiria

135  urbsecurity 1 675 2500
18 Dezembro 2019

Realizaram-se nos passados dias 12 e 13 de dezembro duas reuniões no âmbito da ação local da rede UrbSecurity, nas quais marcaram presença técnicos de vários departamentos da Câmara Municipal e representantes de diversas entidades locais.

Esta etapa do projeto teve como objetivo dar a conhecer a rede e ouvir as perspetivas de cada participante sobre a segurança em Leiria, com vista à constituição de um Grupo Local para o desenvolvimento de um Plano de Ação Integrado para a Segurança Urbana da cidade, que deverá ser executado ao longo de dois anos.

Em ambos os encontros, foi defendido que Leiria é uma cidade segura, tendo sido destacados diversos aspectos a melhorar como as barreiras arquitetónicas, a mobilidade, o estacionamento, a iluminação, o ruído, a igualdade de género, a circulação de ciclistas, entre outras.

Numa filosofia de envolvimento das principais partes interessadas e da criação do Grupo Local, foram convidadas a participar numa das reuniões Uniões de Freguesia, o Instituto Politécnico de Leiria, Agrupamentos de Escolas, a Polícia de Segurança Pública (PSP), associações de cariz social, comercial e profissional e órgãos de comunicação social, estando previsto o alargamento a outras entidades na segunda fase da rede.

Foi ainda realizada uma visita às instalações do sistema de rede de videovigilância da PSP, onde o Perito do UrbSecurity, Pedro Soutinho, conheceu o funcionamento e os benefícios deste tipo de equipamentos, considerando tratar-se de um bom exemplo de segurança urbana.

Este momento representou também o encerrar de um périplo pelas várias cidades que integram a rede UrbSecurity, o qual permitiu conhecer as realidades de cada parceiro, partilhar experiências e recolher contributos e boas práticas para a implementação de medidas com vista à melhoria das condições e da perceção de segurança em meios urbanos.

No âmbito do programa europeu URBACT e sendo Leiria o parceiro coordenador, a rede UrbSecurity tem como objetivos analisar estratégias e conceções ao nível do desenho urbano das cidades, que possam contribuir para evitar a segregação, o comportamento antissocial e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a perceção da segurança urbana.

A Associação de Municípios Szabolcs (Hungria), Longford (Irlanda), Madrid (Espanha), Mechelen (Bélgica), Michalovce (Eslováquia), Parma (Itália), Pella (Grécia) e a região de Romagna Faentina (Itália) são os parceiros que fazem parte da rede e que se vão juntar em fevereiro, em Faenza, Itália, debater e desenvolver metodologias a implementar na segunda fase do projeto.