Município ratifica protocolo com APA para intervenção na Ribeira dos Milagres

140  ribeira dos milagres  representacao  1 675 2500
30 Dezembro 2019

O Município de Leiria ratificou na sexta-feira, em reunião de Câmara, o protocolo assinado no passado dia 18 com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativo à requalificação da Ribeira dos Milagres.

O acordo contempla a execução a cargo do Município da empreitada definida num estudo elaborado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que inclui um conjunto de ações com recurso a técnicas de Engenharia Natural, ou seja, a aplicação de material vegetal vivo combinado com estruturas inertes, como a pedra ou a madeira.

Num investimento de 185 mil euros, esta medida visa contribuir para a preservação, requalificação e valorização deste ecossistema ribeirinho e também para a prevenção de fenómenos como as cheias.

Estão previstas ações como o corte, limpeza e conservação da vegetação, a consolidação e renaturalização das margens e melhoria de habitats, iniciativas de participação pública e sensibilização ambiental e ações de monitorização e manutenção.

O protocolo vigora até 31 de dezembro de 2020 ou até ao final da empreitada, caso termine após aquela data.