Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

“Roteiros da Noite” dão a conhecer vivências dos jovens na noite a pais e educadores

1 1 675 2500
06 Janeiro 2020

Arranca no sábado, dia 11 de janeiro, às 23 horas, o primeiro périplo “Roteiros da Noite”, com o objetivo de capacitar pais/mães, encarregados de educação e educadores para a realidade vivenciada pelos jovens em diversos ambientes de Recreação Noturna de Leiria.

--------------------------------------------------
O Município de Leiria e a Comissão Cientifica do Projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP) apresentaram esta segunda-feira, dia 6 de janeiro, na Ludoteca do jardim da Almuinha Grande, os “Roteiros da Noite”, um subprojeto que pretende levar pais, mães, encarregados de educação e educadores a percecionarem a noite de Leiria vivida pelos mais jovens.

“Estamos muito otimistas relativamente a estes subprojeto, com o qual pretendemos, sobretudo, capacitar todas as partes envolvidas, desde os jovens, aos pais e educadores, passando pelos responsáveis dos bares e discotecas, bem como a vizinhança, de que a diversão noturna pode existir de uma forma saudável, em que o respeito e o são convívio entre todos seja uma realidade e uma mais-valia”, afirmou a vereadora Ana Esperança, para quem estas iniciativas são pontos de partida para um trabalho que irá ter certamente continuidade.

Para a vereadora Catarina Louro, os “Roteiros da Noite” assumem um papel relevante, surgindo no momento ideal dado coincidirem com a criação dos novos horários dos estabelecimentos noturnos, reforçando, desta forma, os objetivos do Município, de salvaguardar o são convívio na noite de Leiria.

“As questões que os pais se colocam quando os filhos saem à noite são um ponto de partida para o “Roteiros da Noite”. Onde vão? O que fazem? O que consomem?”, destacou João Redondo, para quem estas são questões que podem e devem ser respondidas com a colaboração de todas as partes envolvidas, cujas boas práticas, no âmbito do “Roteiros da Noite”, podem conduzir à atribuição do selo de qualidade aos espaços noturnos.

Para dar início aos “Roteiros da Noite”, irá realizar-se, no próximo dia 11 janeiro, entre as 23h00 e a 01h00 do dia seguinte, com início no Auditório do Mercado Sant’Ana, uma visita guiada a diversos Espaços de Recreação Noturna no centro da cidade de Leiria (cafés, bares e discotecas), uma sessão em que participará o secretário de Estado da Saúde, António Sales.

O objetivo desta visita, que contará ainda com a presença de representantes de diversas entidades, nomeadamente Cri – Centro de Respostas Integradas da ARS Centro, InPulsar-Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Acilis - Associação de comércio, indústria, serviços e turismo da região de Leiria, bem como GNR e PSP, será capacitar pais/mães, encarregados de educação e educadores sobre a saúde e segurança dos jovens frequentadores dos ambientes recreativos noturnos, aumentando a sua participação em atividades que promovam bons hábitos de saúde e segurança do ambiente recreativo noturno, sobretudo através de visitas guiadas a diversos espaços de recreação das cidades aderentes ao projeto NSCCP.

Refira-se que, desde junho de 2016, o Município de Leiria, em conjunto com outros municípios da Região Centro, integra o projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal”, com o objetivo de desenvolver iniciativas de prevenção, capazes de promoverem mudanças positivas nos comportamentos e nos espaços de diversão noturna.

Tendo como principal objetivo contribuir para o aumento da segurança e qualidade de vida nos contextos recreativos noturnos das cidades da Região Centro, o projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal”, co-financiado pelo Programa Centro 2020, tem vindo a intervir na prevenção da violência interpessoal, dependências e sinistralidade rodoviária, bem como na promoção e reforço da segurança e resiliência comunitárias.


Na apresentação dos “Roteiros da Noite” estiveram, em representação da equipa técnica do Projeto NSCCP, João Redondo, médico psiquiatra, Diana Vilela Breda, administradora hospitalar, Paulo Anjos, assistente social, e Rosário Mendes, do IREFREA - Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco em Crianças e Adolescentes. O Município de Leiria foi representado pelas vereadoras Ana Esperança e Catarina Louro, a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes pelo seu presidente, José Cunha, numa sessão que contou ainda com representantes das diversas entidades parceiras, entre as quais as Forças de Segurança.
Mais informações em: www.noitesaudavel.pt .

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete