Leiria Run planta quase três mil árvores

144  leiria run plantacoes 1 675 2500
08 Janeiro 2020

Realizam-se nos dias 11 e 18 duas ações de plantação de 2.913 árvores junto às margens do rio Lis e Lena, uma iniciativa associada ao Leiria Run, prova desportiva que acontece todos os anos em maio.

A decorrer entre as 9h30 e as 12h30, o ponto de encontro no primeiro dia é junto ao Cinema City e o local de concentração no dia 18 é nas Hortas Verdes, na Urbanização da Gordalina, numa ação que se prevê bastante participativa, dado as vagas disponíveis para inscrição estarem já esgotadas.

As árvores a plantar são amieiros, freixos e salgueiros, por se tratar de espécies propícias a esta altura do ano e adequadas para ambos os locais.

Na edição do Leiria Run de 2019, foi calculada a pegada carbónica em resultado da deslocação dos participantes para a prova e as plantações são a medida compensatória pelo carbono emitido e a contribuição do evento para a melhoria da qualidade do ambiente.

De salientar que o Leiria Run está associado ao Sê-Lo Verde, sendo considerada uma prova amiga do ambiente, pela implementação de medidas que visam a sensibilização e a prática de hábitos ambientais, como por exemplo a oferta de uma garrafa reutilizável aos participantes na corrida.