Município de Leiria atribuiu 1,3 milhões de euros a IPSS em 2019

Social 1 675 2500
15 Janeiro 2020

O Município de Leiria atribuiu, em 2019, 1,3 milhões de euros em apoios às Associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social, que desenvolvem atividades em várias áreas, nomeadamente infância, deficiência e idosos.

Entre as verbas atribuídas, através do Pró-Leiria – Regulamento de Atribuição de Auxílios, destacam-se programas como o classes de mobilidade, hipoterapia, apoios para rendas de instalações, projetos de inclusão social, apoios para viaturas e obras de reabilitação de habitações para famílias em situação de vulnerabilidade.

Por outro lado, enquanto promotora do desenvolvimento social do concelho, a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver programas de atuação no âmbito da prevenção e diminuição de situações de pobreza, em consonância com as necessidades sentidas da Rede Social.

Neste caso destacam-se o Programa de Comparticipação em Medicamentos, Programa de Comparticipação ao Arrendamento, o Programa Creche para Todos e Programa 10.000 Vidas (Teleassistência).

No que diz respeito ao Programa de Comparticipação em Medicamentos, no ano de 2019 foram abrangidos 790 beneficiários, num total de 420 agregados familiares, sendo que a tipologia familiar prevalente são pessoas isoladas. Foi despendido um valor de 80.000,00€.

Relativamente ao Programa de Comparticipação ao Arrendamento, é de salientar que em 2019, o Município apoiou 160 famílias ao nível da renda de casa. Trata-se maioritariamente de famílias monoparentais no escalão etário 40/64 anos de idade, tendo sido afeto ao programa o valor de 190.000€.

O Programa Creche para Todos, em funcionamento desde novembro, apoiou no ano transato cinco agregados familiares.

No que diz respeito à população idosa, o programa 10.000 Vidas abrangeu 71 beneficiários.