Município de Leiria aplaude aposta do Governo na aviação civil em Monte Real

Base aerea 1 675 2500
24 Janeiro 2020

O Município de Leiria recebeu com grande satisfação as notícias amplamente divulgadas esta sexta-feira pela comunicação social que confirmam que o Governo está a estudar a possibilidade de abrir a base militar de Monte Real à aviação civil.

No Município de Leiria nunca houve dúvidas quanto ao empenho do Governo nesta solução, por ser a que melhor serve os interesses da região Centro e do País.

Este esclarecimento surge num momento oportuno, para acabar de vez com tentativas de aproveitamento político.

“Nunca tivemos dúvidas sobre esta matéria, tanto mais que o Primeiro-Ministro tinha, em setembro de 2009, afirmado que a abertura da Base Aérea de Monte Real à Aviação Civil é justa e necessária”, refere Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, acrescentando que a pretensão do Governo de envolver investimento privado neste projeto está alinhada com o que o Município de Leiria sempre defendeu, tendo já recebido algumas abordagens nesse sentido.

Recordamos ainda que a esmagadora maioria das forças vivas da região Centro já se manifestou a favor do aeroporto de Monte Real como a solução mais exequível e realista, e aquela que pode dar um contributo efetivo e eficaz para o desenvolvimento regional e nacional.

“Não defendemos projetos megalómanos, mas uma solução racional, desenhada à medida das reais necessidades desta região”, diz Gonçalo Lopes, acrescentando estar empenhado em levar este projeto a bom porto, por entender que será decisivo para superar os desafios do futuro, nomeadamente para a afirmação do nível competitivo do nosso tecido empresarial e captação de turistas.