Menino do Lapedo tem novo horário e regressa à Croácia para digressão

148  cialv 1 675 2500
28 Janeiro 2020

A partir de 1 de fevereiro, o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho (CIALV) estará aberto ao público às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30, sem necessidade de marcação prévia.

Esta medida visa dar à população em geral maior acessibilidade a um espaço que tem como objetivo principal mostrar os resultados da investigação realizada no sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho, durante a qual se descobriu uma sepultura de criança do Paleolítico Superior, vulgarmente conhecida como Menino do Lapedo.

O agendamento de visitas guiadas a grupos, para serviços educativos e roteiros mantém-se, sendo o contacto feito através do endereço museudeleiria@cm-leiria.pt.

A novidade surge no momento em que a exposição “The Lapedo Child and other stories from the Lagar Velho rock-shelter, Leiria, Portugal” regressa à Croácia para dar continuidade à sua itinerância.

Depois de Zagreb, Pula e Zadar, em 2018 e 2019, a descoberta e o trabalho arqueológico, científico e museológico em torno do Menino do Lapedo estarão patentes em mais seis cidades daquele país, entre 31 de janeiro e 1 de dezembro de 2020.

A exposição conta dez mil anos de história do local através de imagens, textos, filmes e outra documentação tratada pelo Município de Leiria e pela Direção-Geral do Património Cultural, numa iniciativa inserida nas comemorações dos 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo e que visa a valorização internacional de um dos achados arqueológicos mais importantes em Portugal.