UrbSecurity prepara implementação de estratégia de segurança urbana

153  faenza 1 675 2500
13 Fevereiro 2020

Os nove parceiros da rede UrbSecurity, coordenada pelo Município de Leiria, reuniram de 3 a 5 de fevereiro em Faenza, Itália, onde deram por concluídos os trabalhos da primeira fase do projeto e de preparação da candidatura à segunda etapa.

No encontro, que contou com a presença da vereadora do Planeamento e Ordenamento do Território, Rita Coutinho, as cidades e agrupamentos de municípios participantes definiram as linhas orientadoras de atuação, que vão desde o planeamento urbano e a mobilidade em segurança à inclusão social e ao repensar dos espaços públicos.

Estes eixos prioritários serão aplicados com base nas dimensões da perceção, comportamento, prevenção, resiliência e sustentabilidade, numa fase que irá permitir a partilha de ideias e soluções inovadoras entre os parceiros.

Será ainda criado um Grupo Local em cada uma das cidades, envolvendo ativamente entidades locais e a população em geral na elaboração do respetivo Plano de Ação Integrado.

O momento ficou ainda marcado pela parceria com o Urban Agenda da União Europeia, cuja colaboração tem como objetivos contribuir para a realização de um diagnóstico ao nível da segurança, o aumento da perceção e a criação de ferramentas de avaliação.

A candidatura à segunda fase é apresentada até ao próximo dia 2 de março e, caso seja aprovada, estará em vigor até maio de 2021.

Recorde-se que a rede UrbSecurity é um projeto do programa europeu URBACT, que visa analisar estratégias e conceções ao nível do desenho urbano das cidades, através de uma abordagem participada, que possam contribuir para evitar a segregação, o comportamento antissocial e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a perceção da segurança urbana.

A Associação de Municípios Szabolcs (Hungria), Longford (Irlanda), Madrid (Espanha), Mechelen (Bélgica), Michalovce (Eslováquia), Parma (Itália), Pella (Grécia) e a região de Romagna Faentina (Itália) são os restantes parceiros que integram a rede.