Município de Leiria vence Prémio Melhor Programação Cultural Autárquica da SPA

Opera no patrimonio2 1 675 2500
27 Fevereiro 2020

O Município de Leiria é o vencedor do Prémio Melhor Programação Cultural Autárquica, anunciou esta quarta-feira a Sociedade Portuguesa de Autores, num comunicado em que revela os nomeados da edição 2020 dos prémios Autores.

A cerimónia de entrega do Prémio Autores 2020 tem lugar no Centro Cultural de Belém, dia 26 de Março, com transmissão em direto na RTP2, às 22:00.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, manifesta grande satisfação e orgulho pela atribuição deste prémio ao Município pela Sociedade Portuguesa de Autores, uma instituição verdadeiramente representativa da comunidade artística e cultural portuguesa.

“Quero partilhar este prémio com todos os agentes culturais do nosso concelho, em especial pelo dinamismo, resiliência, audácia e capacidade de inovação e reinvenção do nosso movimento associativo”, disse Gonçalo Lopes, acrescentando que este prémio é um certificado que “reconhece a excelência do trabalho desenvolvido em Leiria nas mais diversas expressões artísticas e que valida uma estratégia cultural desenvolvida pelo Município que percebeu que só com o envolvimento de quem faz verdadeiramente cultura é possível elevar o nosso patamar de oferta”.

“Este trajeto, que iniciámos há uma dezena de anos, culmina com este reconhecimento, que encaramos como mais um incentivo para continuarmos a trabalhar no sentido de afirmarmos cada vez mais a cultura como uma marca de Leiria”, disse.

“Hoje podemos levar a todos os palcos, sem qualquer tipo de complexos, a Cultura de Leiria”, destacou o presidente da Câmara de Leiria, considerando que este concelho está ao nível dos melhores nas mais variadas áreas: na música, na dança, no teatro, nas artes plásticas e performativas, e na capacidade de pensar e fazer fora da caixa ao nível da programação, da museologia, da oferta nos nossos teatros, galerias e nas ruas que hoje em dia são um palco privilegiado da cultura em Leiria.

Refira-se que a SPA realiza anualmente uma gala de entrega dos Prémio Autores, com nomeados nas categorias de Televisão, Dança, Rádio, Artes Visuais, Literatura, Teatro, Cinema e Música.

Na gala de entrega dos prémios será atribuído o galardão Vida e Obra ao maestro António Victorino D’Almeida.