Concurso Ementas Saudáveis promove criatividade gastronómica nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico

Dsc 5849 1 675 2500
09 Março 2020

Destinado às escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, o concurso Ementas Saudáveis desafia os alunos do 3.º ano de escolaridade a criarem receitas saudáveis, com indicação de quantidades dos ingredientes e confeção em conformidade com os princípios do equilíbrio nutricional.

A ementa saudável é constituída por uma sopa, um prato principal e uma sobremesa, devendo incluir pelo menos uma especiaria ou uma erva aromática. Para além da lista de ingredientes, a ementa deverá, igualmente, associar o modo de confeção, bem como uma ilustração alusiva à receita apresentada.

Com o objetivo de tornar a edição deste ano mais atrativa foram introduzidas algumas alterações que promovem o espírito de colaboração entre as escolas a concurso.

De acordo com o regulamento desta iniciativa, cada turma concorre apenas com uma ementa, a qual deve resultar do trabalho pedagógico em contexto de aula, sob a supervisão do professor titular.

As ementas a concurso deverão ser enviadas até dia 24 de abril, para o correio eletrónico educacao@cm-leiria.pt  com a identificação da escola, turma, professor responsável e número de alunos que participaram na sua elaboração.

As ementas vencedoras farão parte da oferta gastronómica da cidade, mediante parcerias com operadores da restauração.

Este concurso é uma das dez ações que integram o Programa Alimentação Saudável que junta o Município de Leiria, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, o Centro Hospitalar São Francisco, a Escola Profissional de Leiria e a Escola Superior de Saúde de Leiria (IPL), em iniciativas concertadas que respondem aos objetivos do Projeto Educativo Municipal – Leiria Concelho Educador.