Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Conheça os membros do Grupo de Acompanhamento da Estratégia 2030 de Leiria

Comunicado 1 copy 1 675 2500
18 Março 2020

Álvaro Laborinho Lúcio, Joaquim Paulo Conceição, Catarina Selada, Maria Miguel Ferreira e Maria Francisca Almeida Gama são os membros do Grupo de Acompanhamento da Estratégia 2030 de Leiria.

Estes nomes de reconhecido mérito e prestígio, que foram tornados públicos esta terça-feira em reunião da Câmara Municipal de Leiria, juntam-se a Carlos André, líder deste Grupo de Acompanhamento que colaborará na mobilização dos atores, na organização e desenvolvimento de sessões de reflexão e na apresentação de contributos para a elaboração do documento necessário à construção de uma Estratégica 2030 de Leiria.

Recorde-se que o Município de Leiria encetou, no início deste ano, um processo de planeamento estratégico para o Concelho de Leiria, tendo em vista a década 2021-2030, no qual se pretende envolver especialistas e entidades da Região, promovendo reflexões sucessivas e recolhas de visões globais, sectoriais e restritas a unidades territoriais, beneficiando da adesão voluntária dos participantes.

A criação do referido grupo teve como premissas a intergeracionalidade, a pluralidade de género e a diversidade ideológica. Assim, é constituído por especialistas convidados das mais variadas áreas de intervenção, com capacidade para envolver os cidadãos, agentes e entidades e com o conhecimento abrangente e inclusivo que tem na sua essência os valores associados ao desenvolvimento sustentável.

Com a elaboração da Estratégia 2030 de Leiria pretende-se munir a Câmara Municipal de um documento de carácter estratégico e preparatório para o futuro, resolvendo problemas instalados e tendências verificadas, prevenindo o impacto das mudanças disruptivas tidas atualmente como certas, designadamente as exigências decorrentes das grandes alterações tecnológicas em curso e as provenientes das alterações climáticas.

O documento enquadra-se em quatro grandes desafios temáticos: Pessoas, Sustentabilidade, Território e Produção-Qualificação-Inovação, sendo que para a construção da Estratégia 2030 de Leiria será estabelecida uma metodologia de múltiplos fluxos, que passará por uma reflexão temática com especialistas convidados, entidades consultadas e uma reflexão interna.

Membros do Grupo de Acompanhamento

Álvaro Laborinho Lúcio
Natural da Nazaré, Álvaro Laborinho Lúcio é atualmente juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal da Justiça. Com uma vasta carreira ligada à justiça, exerceu cargos de relevo, dos quais se destacam Inspetor do Ministério Público, Procurador da República, Diretor da Escola de Polícia Judiciária, Diretor do Centro de Estudos Judiciários, Secretário de Estado da Administração Judiciária e Ministro da Justiça.
Doutor honoris causa da Universidade do Minho na área das Ciências da Educação, tem proferido inúmeras conferências sobre temas ligados à justiça, à cidadania, à educação, ao direito de crianças e jovens e ao direito em geral. Premiado na área da psicologia, foi-lhe atribuída, em 2016, pelo Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, a Medalha de Reconhecimento e, em 2017, pela pró-inclusão, a Medalha de Mérito.
Foi professor convidado na Universidade Autónoma de Lisboa e fundador da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Agraciado pelo Rei de Espanha com a Grã-Cruz da Ordem de São Raimundo de Peñaforte e pelo Presidente da República Portuguesa com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, Laborinho Lúcio é autor de mérito de diversas publicações.

Joaquim Paulo Conceição
Natural de Leiria, licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra e doutorado em Marketing e Comércio Internacional pela Universidade da Estremadura em Espanha.
É Professor do Politécnico de Leiria, nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing. Fez carreira na Banca, fundou e é administrador da Escola de Negócios do Grupo NOV que desenvolve um conjunto de formações para Administradores, Quadros e outros colaboradores do Grupo NOV, entre as quais se destacam formações avançadas em parcerias com universidades e institutos superiores.
É, atualmente, Presidente do Conselho de Administração em várias das empresas/subholdings que constituem o Grupo NOV, que tem atividades nos setores de construção, ambiente e energia em 10 países diferentes na Europa, África e América.

Catarina Selada
Natural de Leiria, Catarina Selada é diretora do City Lab do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, tendo anteriormente assumido a coordenação da Unidade de Cidades da INTELI – Inteligência em Inovação, Centro de Inovação.
Tem participado em diversos projetos nacionais e europeus na área do desenvolvimento das cidades e territórios, com foco na sustentabilidade e inovação.
Coordenou a plataforma Smart Cities Portugal e é responsável pelo Smart City Index, tendo sido gestora técnica da RENER – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes. Foi designada Personalidade do Ano Smart Cities Live 2016, pelo Conselho Estratégico da AIP – Associação Industrial Portuguesa, no âmbito da «Green Business Week». É licenciada em Economia e Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia pelo ISEG – Universidade de Lisboa. Tem uma pós-graduação em Governança, Conhecimento e Inovação pela Universidade de Coimbra.

Maria Miguel Ferreira
Natural de Leiria, licenciada em Economia pelo Instituto de Economia e Gestão (ISEG) e com uma especialização em Jornalismo pela CENJOR, Maria Miguel Ferreira iniciou o seu percurso profissional como jornalista no Semanário Económico.
Em 2004, ingressou na multinacional de consultoria de gestão Hay Group, onde desempenhou funções de direção na Comunicação e Marketing, com responsabilidades em diversos países.
Em 2011, assumiu o cargo de Assessora do Conselho de Administração da Linklaters nas áreas de Desenvolvimento de Negócio e Marketing. Em 2012, fundou a empresa de consultoria Too Small To Fail, especializada no apoio a startups.
Entre 2015 e 2017, foi Assessora no Gabinete do Secretário de Estado da Indústria. Assumiu a direção da Startup Portugal em 2017. No último ano, trabalhou no CEiiA - Centre of Engineering and Product Development, como diretora de Inovação Aberta. Atualmente, exerce funções no Gabinete da Ministra da Cultura.

Maria Francisca Almeida Gama
Natural de Leiria, Francisca Gama é uma jovem escritora e licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Colabora com o jornal «Região de Leiria», dedicando-se à escrita de crónicas e artigos de opinião sobre temas da atualidade do concelho e os problemas com que se depara na sua idade. É, desde 2019, advogada-estagiária na Sérvulo & Associados, em Lisboa.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete