Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Menino do Lapedo proposto para tesouro nacional

168  menino do lapedo 1 675 2500
20 Abril 2020

As peças arqueológicas conhecidas como “Menino do Lapedo”, localizadas em Santa Eufémia, Leiria, vão ser propostas para classificação como bem de interesse nacional, com a designação de tesouro nacional, por parte da Direção Geral do Património Cultural.

Divulgada em Diário da República no dia 16 de Abril, esta iniciativa “vem acentuar a legitimação e o reconhecimento patrimonial deste fóssil humano e dos artefactos associados, cuja relevância científica tem uma dimensão internacional”, assinalou Anabela Graça, vereadora da Cultura da Câmara Municipal.

Situados no Vale do Lapedo, mais concretamente no Abrigo do Lagar Velho, os achados arqueológicos foram descobertos em 1998, sendo já classificados como monumento nacional e dos quais se destaca a sepultura de uma criança do paleolítico superior, vulgarmente conhecida como “Menino do Lapedo”.

Esta é a única sepultura humana deste período conhecida em toda a Península Ibérica, testemunhando a partilha de rituais fúnebres pelos homens que viveram na Europa há mais 25 mil anos.

O esqueleto tornou-se ainda protagonista da problemática em torno da extinção dos Neandertais, sendo interpretado como resultado da miscigenação prévia entre esta espécie e a nossa.

Com o objetivo de o mostrar ao público, foi criado o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho (CIALV) que dá a conhecer os resultados da investigação realizada no sítio arqueológico e a sua contextualização na história da evolução humana.

Sendo ainda uma proposta de classificação como tesouro nacional, a decisão final cabe agora à Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete