Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Topo Norte do Estádio transformado em centro de atração de investimento na área tecnológica

Topo norte do estadio 1 675 2500
21 Abril 2020

O Município de Leiria aprovou esta terça-feira em reunião de Câmara uma alteração ao projeto-base para transformação do topo norte do Estádio Municipal de Leiria num Centro de Negócios de forma a dotá-lo das infraestruturas que o tornem atrativo ao investimento na área das novas tecnologias, espaço que passará ainda a acolher um Centro Associativo e de Artes.

No que diz respeito ao Centro de Negócios de Leiria, a grande alteração passa pela melhoria das instalações em termos técnicos, tecnológicos e de segurança do edifício, que se torna moderno e inteligente. Será feita a instalação de um piso técnico essencial para permitir a instalação de empresas de matriz tecnológica, destacando-se ainda uma alteração na fachada interior do Estádio, de forma a permitir a visualização do relvado e a criação de uma zona de lazer.

O projeto base para o Topo Norte, em que foi necessário efetuar um reforço das medidas de segurança, contempla ainda um Centro Associativo e de Artes para acolher todo o tipo de associações e atividades culturais, com pisos destinados para a prática de Dança, para a Música e para a prática de Artes Performativas e Artes Plásticas.

Quanto à Torre Nascente, após um longo processo negocial com vista à alienação deste espaço à Autoridade Tributária, esta instituição acabou por recuar, passando a pretender o arrendamento do mesmo, mas numa área inferior à inicialmente negociada.

Com este investimento, pretende-se a conclusão de todo o Edifício do Topo Norte do Estádio Municipal de Leiria, contribuindo para a sua sustentabilidade, numa área de intervenção de 26.573,00 m2.

O projeto base passa a ter uma estimativa de custos de 12.997.860,86, um acréscimo que se justifica pela melhorias introduzidas, de forma tornar este espaço atrativo para investidores.

As alterações ao projeto resultam da participação de um conjunto de entidades externas, como o Instituto Politécnico de Leiria, NERLEI e o grupo TICE.Leiria, e diversas entidades associativas, quer da área da cultura quer da área do desporto, no caso do Centro Associativo, tendo os contributos apresentados enriquecido o projeto.

O investimento previsto para o Topo Norte do Estádio Municipal será, a médio prazo, fundamental para produzir investimento na produtividade e na inovação, sendo fundamental para o período pós-Covid-19, em que são necessários novos rumos estratégicos para a economia de Leiria.

A inovação cria aumento de competitividade e é atualmente considerada um fator decisivo no crescimento económico da sociedade. Para isso, é importante que a inovação seja valorizada e devidamente reconhecida e, em vez de ser vista como um gasto, seja entendida como um investimento”, refere a deliberação, em que se explica que as alterações propostas ao projeto são uma aposta clara na qualidade do edifício, sendo uma fonte de vantagem competitiva para o complexo e uma ferramenta valiosa para competir no mercado.

Com este investimento, pretende-se que Leiria seja uma cidade de negócios, empreendedorismo, inovação e cultura, aberta a empresas e talento de todas as proveniências. Para que tal seja atingido, tem de haver uma envolvente favorável ao investimento, sendo que um desses fatores passa pela inovação e pela existência de infraestruturas e equipamentos que a potenciem.

Pretende-se ainda que este investimento incremente o acesso a recursos humanos altamente qualificados, custos competitivos, investigação e inovação, contribuindo para um ambiente de negócios amigo do investidor e excelente qualidade de vida.

Estes fatores, juntamente com as infraestruturas e acessibilidade e o património e cultura local, farão de Leiria um melhor local para investir, trabalhar e viver.
Inaugurado em 2003, o Estádio Municipal de Leiria foi um dos palcos da fase final do Europeu de Futebol em 2004, encontrando-se o topo norte por concluir desde essa data.

A deliberação foi aprovada com os votos favoráveis dos vereadores do PS e abstenção dos vereadores do PSD.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete