Município cria plataforma de apoio a produtores e IPSS

170  tal 1 675 2500
23 Abril 2020

O Município lançou esta quarta-feira o projeto TAL – Terra Alimenta Leiria, uma iniciativa que, associada ao Mercado Municipal, pretende aproximar produtores agrícolas e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), através da aquisição e distribuição de bens produzidos.

Para Catarina Louro, vereadora da Câmara Municipal com o pelouro dos Mercados e Feiras, “este projeto tem um impacto muito relevante junto dos produtores locais, uma vez que, devido à pandemia, não têm conseguido escoar a quantidade habitual dos seus produtos”.

“As instituições tiveram de se adaptar para responder adequadamente às necessidades das pessoas mais vulneráveis, pelo que o objetivo do programa é associar a promoção da economia local à vertente social”, acrescenta Ana Valentim, vereadora da Ação Social, para quem o TAL “assenta num encontro de necessidades que contribuem para a coesão social do concelho”.

Esta iniciativa tem como objetivo dar aos produtores locais a oportunidade de rentabilizarem o seu esforço e trabalho, tendo em conta o encerramento ou a redução de horário de mercados e feiras.

Pretende-se ainda apoiar as IPSS e famílias sinalizadas, facilitando a aquisição de produtos frescos e contribuindo para minimizar o impacto da pandemia do COVID-19.

Numa parceria com o Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria, o Município encontra-se já a fazer o levantamento dos produtores interessados em aderir ao projeto, através da respetiva inscrição no site do Mercado Municipal (www.mercadodeleiria.pt) até ao final do mês de abril.

Os produtos serão adquiridos a preço previamente estipulado e posteriormente distribuídos pelas IPSS e famílias do concelho com necessidades identificadas, sendo expectativa do Município a obtenção de cerca de dez toneladas de produtos frescos.

No terreno até ao final do mês de maio, este é um projeto que conta com o apoio da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis e Nutrix.