Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira abre ao público de forma faseada

Aaa 4374 1 675 2500
14 Maio 2020

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, abrirá a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio, com o serviço presencial de empréstimo de livros, filmes e CD, complementando assim o já existente serviço de empréstimo domiciliário - Biblioteca à Porta - que deu já resposta a 42 utilizadores desde a sua implementação no dia 8 de maio.

Nesta primeira semana, os munícipes poderão entregar e requisitar documentos, mediante marcação prévia que pode ser feita através do contacto telefónico 244 839 666 ou correio eletrónico biblioteca.municipal@cm-leiria.pt. . Será igualmente disponibilizado o acesso ao equipamento informático, também dependente de marcação antecipada e limitado à utilização de 45 minutos por utilizador.

O acesso à BMALV é condicionado às regras de etiqueta respiratória, bem como ao respeito pelo distanciamento social, utilização de máscara e higienização das mãos, preservando a segurança de todos, com o horário de abertura ao público das 9.30 às 17:00.

Na segunda fase, que arranca a partir do dia 25 de maio, será disponibilizado o acesso à sala de leitura de adultos, com marcação prévia e por um período de tempo de quatro horas, no turno da manhã ou da tarde, sempre limitada à lotação da sala mediante as indicações da Direção-Geral de Saúde e partilhadas pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Será permitida a leitura de publicações periódicas em formato digital, não sendo permitido o acesso livre às estantes.

“A Biblioteca Municipal, enquanto biblioteca pública, tem uma missão de contribuir para o acesso à informação e à cultura. No presente contexto devemos assegurar o máximo de serviços com o mínimo de risco de contágio e propagação do vírus. Daí a abertura faseada, ponderada e monitorizada das várias valências da BMALV, sempre em consonância com as diretrizes das autoridades de saúde pública”, ressalva a vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça.

A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira encerrou as suas instalações físicas no dia 16 de março, em virtude da pandemia do Covid-19, de acordo com as regras impostas pelo Estado de Emergência, de distanciamento social e confinamento.

Durante este período os funcionários da BMALV têm estado em teletrabalho a desenvolver iniciativas para a comunidade recorrendo às redes sociais, nomeadamente o facebook, bem como o desenvolvimento de novos projetos visando a promoção da leitura e da escrita.

Procedeu-se à higienização de todo o edifício, bem como da documentação de acordo com as regras sanitárias aconselhadas pela Direção Geral de Saúde e foram realizadas obras de requalificação no átrio da BMALV, substituindo o pavimento, realizando pinturas e renovando as três casas de banho do espaço, para que os leitores e visitantes tenham sempre melhores condições de permanência.