Concurso Ementas Saudáveis promove criatividade gastronómica nas escolas

181  ementas saudaveis 1 675 2500
19 Maio 2020

Destinado às escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, o concurso Ementas Saudáveis desafia as turmas do 3.º ano a criarem receitas saudáveis, com indicação de quantidades dos ingredientes e confeção em conformidade com os princípios do equilíbrio nutricional.

Lançada no início do ano, a iniciativa foi suspensa devido à pandemia do COVID-19 e é agora retomada, já que, segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Anabela Graça, “numa altura em que as crianças estão em casa em modalidade de ensino à distância, esta atividade poderá ser uma proposta de incluir o esforço de todos os elementos da turma num projeto coletivo, promovendo o sentimento de pertença e a socialização possível entre as crianças”.

A ementa saudável é constituída por uma sopa, um prato principal e uma sobremesa, devendo incluir pelo menos uma especiaria ou uma erva aromática e associar o modo de confeção, bem como uma ilustração alusiva à receita apresentada.

As ementas a concurso deverão ser enviadas até 12 de Junho para o endereço educação@cm-leiria.pt com a identificação da escola, turma, professor responsável e número de alunos que participaram na sua elaboração.

As ementas vencedoras farão parte da oferta gastronómica da cidade mediante parcerias com operadores da restauração do concelho e todos os participantes receberão um kit e um certificado de participação.

Este concurso é uma das dez ações que integram o Programa Alimentação Saudável e que junta o Município de Leiria, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), o Centro Hospitalar São Francisco, a Escola Profissional de Leiria e a Escola Superior de Saúde de Leiria.