Jardins-de-infância de Leiria reabrem com segurança

Regresso ao pre escolar em seguranca 1 675 2500
28 Maio 2020

Os jardins-de-infância do concelho de Leiria abrem portas para receber as suas crianças e profissionais no próximo dia 1 de Junho, em resultado da estratégia gradual governamental de levantamento de medidas de confinamento.

A data, que coincide com a celebração do Dia da Criança, tem vindo a ser preparada pelo Município de Leiria em estreita colaboração com as direções escolares e com as entidades parceiras na gestão dos programas de atividades de animação e apoio à família (AAAF), não só em termos das condições físicas dos estabelecimentos, mas também na capacitação do pessoal não docente para uma nova realidade de interação com crianças e adultos, através da iniciativa Leiria Forma.

Num primeiro plano, o Município de Leiria apetrechou os jardins-de-infância com o equipamento de proteção individual necessário, em articulação com a logística da tutela educativa e, com a colaboração das entidades parceiras, promoveu a limpeza geral e desinfeção das instalações.

Parte integrante das medidas Leiria Regressa, foi ainda elaborado e distribuído um documento que sintetiza as normas de organização do ambiente educativo, em consonância com as orientações curriculares da Educação Pré-Escolar e as orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde.

Num segundo plano, teve lugar um período formativo, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Leiria (IEFP), que contou com cerca de noventa assistentes operacionais a exercer funções nos jardins-de-infância.

“No contexto de pandemia presente, sem descurar as medidas de proteção necessárias, sabemos que o desenvolvimento das crianças assenta na interação e relação com outras crianças e adultos. Sabemos também que as comunidades educativas se prepararam para acolher as crianças com a máxima segurança. A comunidade educativa deverá, pois, estar unida para garantir a frequência das crianças da educação pré-escolar com a máxima confiança, tranquilidade e responsabilidade”, afirma a vereadora da Educação, Anabela Graça.