Prémio “Villa Portela” promove história e património da região

Villaportela redes sociais 1 675 2500
04 Junho 2020

Encontram-se abertas as inscrições para a participação no prémio “Villa Portela”, que realiza este ano a sua quinta edição, numa iniciativa de incentivo à investigação e à promoção da história local e do património do distrito de Leiria e concelho de Ourém.

Cada concorrente deve entregar apenas um trabalho até ao dia 31 de julho, sendo atribuído ao vencedor um prémio no valor de dois mil euros e a possibilidade de publicação da respectiva monografia.

Esta é uma distinção criada por Ricardo Charters d’Azevedo em homenagem aos seus antepassados que habitaram na Villa Portela e que passou a ser suportada pelo Município após a passagem daquele espaço para a esfera autárquica, com o objetivo de o transformar num Centro de Artes.

Com periodicidade bienal, o prémio “Villa Portela” resulta de uma parceria entre o Município de Leiria, o CEPAE – Centro do Património da Estremadura, a ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e o Politécnico de Leiria.

O vencedor da última edição foi José Manuel Dias Poças das Neves pela obra “Arthur d’Oliveira Santos. O percurso da vida de um idealista republicano (1884-1955)”.