Praia do Pedrógão recebe veraneantes com novas regras

Praia pedrogao regresso 1 675 2500
17 Junho 2020

“Regressar à Praia do Pedrógão com segurança” é o mote das medidas criadas pelo Município de Leiria para a utilização dos diversos espaços da Praia do Pedrógão, em conjunto com as indicações dadas pelas autoridades nacionais no âmbito da pandemia do COVID-19.

Com a época balnear a decorrer até dia 15 de setembro, a Câmara Municipal colocou sinalética na praia, com informações e regras de acesso, ocupação e utilização das praias.

Ao nível da vigilância e socorro, o dispositivo conta, nas três zonas da Praia do Pedrógão, com um total de 12 nadadores-salvadores e, no posto de socorro, dois socorristas dos Bombeiros Municipais de Leiria, apoiados por uma ambulância, uma mota de água e um veículo 4x4.

Existe também um posto de apoio aos Assistentes de Praia, que garantem a avaliação do estado de ocupação das praias “in loco” e que, em articulação com demais entidades, efectuarão ações de sensibilização aos banhistas para o cumprimento das regras.

A Biblioteca de Praia reabre as suas portas junto ao Centro Azul às terças e quintas-feiras, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30, estando o espaço preparado para receber leitores em segurança, nomeadamente com a higienização dos livros.

Quanto à prática da arte xávega, a entrada da zona será sinalizada como não balnear sendo proibida a venda do pescado no areal, sendo a fiscalização da responsabilidade da Capitania da Nazaré.

De recordar que a praia de Pedrógão Sul terá uma lotação de 594 pessoas, enquanto que as zonas Centro Centro e Centro Norte poderão ser frequentadas por 3452 e 2142 utentes, respetivamente, números definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente, podendo a lotação ser consultada na aplicação móvel Info Praias.

De acordo com o plano de desconfinamento definido pelo Governo, os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e um afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos.

Estão ainda interditas atividades desportivas com duas ou mais pessoas, com exceção para as atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares.

Em finais de maio, o Município instalou sinalética para circulação de peões, com recomendações para a movimentação em sentidos alternados na Avenida Olímpio Duarte: no sentido sul-norte, os veraneantes deverão circular no passeio junto ao mar e, no sentido contrário, no passeio junto às habitações, respeitando a distância de segurança de 1,5 metros entre utilizadores do espaço.

É de salientar ainda que a Praia de Pedrógão Sul, mais conhecida por “praia dos campistas”, estreia-se este ano no hastear da Bandeira Azul, juntando-se à Praia do Pedrógão Centro.

O Município de Leiria implementará também a sinalização das condições do mar (verde, amarela, vermelha e xadrez) com o código coloradd, tornando a Praia do Pedrógão mais inclusiva, já que permitirá às pessoas daltónicas diferenciarem as cores das bandeiras.