Congresso da Rede Cultura 2027 debate “O Futuro da Nossa Cidade” em Ourém

Cartaz 24062020 v3 1 675 2500
23 Junho 2020

Acontece na próxima quarta-feira, em Ourém, a segunda sessão do Congresso às Quartas, do Congresso da Rede Cultura 2027 – O Futuro da Nossa Cidade. Este ciclo de conversas transmitido em streaming a partir de diferentes lugares do território da Rede Cultura 2027, pretende reflectir mais especificamente as atuais problemáticas da cultura, os impactos e a recuperação da crise pandémica nas artes e na cultura.

No dia 24 de Junho, às 21h00, estarão em Ourém, para reflectir o retomar da actividade artística e novas modalidades de financiamento, Carlos André (crítico literário, que foi Governador Civil de Leiria e Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), João Aidos (programador e assessor cultural), Marco Daniel Duarte (diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima), Maria de Jesus Monge (directora da Museu-Biblioteca da Casa de Bragança) e Nuno Mangas (antigo presidente do Instituto Politécnico de Leiria e presidente da Agência para a Competitividade e Inovação). A sessão será moderada por Gonçalo Cardoso, diretor do CONSOLATA MUSEU | Arte Sacra e Etnologia.

Para este ciclo, o Congresso articula-se com a iniciativa Próximo Passo, colaborando com as Cátedras Unesco dos Institutos Politécnicos de Leiria e Tomar, parceiros da Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. A iniciativa Próximo Passo, nascida no Dia da Europa, o passado dia 9 de maio, tem como premissa perguntar, mais do que responder. Inspirada na plataforma “Le Jour d’Après”, promovida pelo parlamento francês, trata-se de um fórum de pensamento e debate aberto a todos, composto por 10 perguntas fundamentais sobre a Cultura e as Artes no atual contexto que vivemos.

Esta sessão do Congresso pode ser acompanhada em direto no facebook da Rede Cultura 2027 e do Município de Ourém, a partir das 21h00, mas o público pode deixar desde já os seus contributos e opiniões na seção Próximo Passo do site da Rede Cultura 2027.