Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Município lança programa Renovar Leiria

Aap1044588 1 675 2500
23 Junho 2020

O Município de Leiria vai lançar o Programa Renovar Leiria com um conjunto de 19 ações com o objetivo de adequar a cidade às novas exigências de utilização do espaço público impostas pela pandemia Covid-19, que passarão pelo aumento das áreas e espaços públicos de circulação pedonal e mobilidade suave, promoção do conforto urbano, construção de um espaço público renovado, mais sustentável, seguro e com melhor qualidade ambiental.

A construção de um circuito ciclável entre a zona do Estádio Municipal e o Hospital de Santo André, a aposta nas bicicletas elétricas, a instalação de mesas e bancos ao longo do percurso Polis, a criação da Avenida Cultura Urbana na Avenida Heróis de Angola com alargamento de passeios, instalação de floreiras e arte urbana, são algumas das ações previstas, apresentadas esta terça-feira em conferência de imprensa.

“Temos de preparar a cidade para um ambiente em que o vírus convive entre nós, mas temos de manter a nossa atividade”, referiu na sessão de apresentação Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, defendendo a necessidade de criar uma cidade segura no contexto Civid-19.

“Este investimento, embora seja rápido, tático e emergente, tenta manter a coerência estratégica que temos seguido em Leiria”, indo ao encontro das boas práticas das cidades modernas, referiu Gonçalo Lopes, explicando que as ações serão implementadas este ano e em 2021, com um orçamento controlado.

Na área da mobilidade estão previstas seis ações, que contemplam a expansão de rede de ciclovias, um sistema de partilha de mobilidade e incentivo à mobilidade elétrica, através de aquisição de bicicletas elétricas, criação de corredores BUS, alargamento de zonas pedonais e condicionamento da circulação automóvel no Rossio de Leiria ao domingo.

Relativamente ao espaço público, que contempla sete medidas, está prevista a valorização da Avenida Heróis de Angola, que será valorizada com introdução de mobiliário urbano, floreiras e arte urbana, conferindo-lhe uma imagem mais positiva e atrativa, que garanta conforto, qualidade de vida e melhor ambiente a moradores e visitantes.

O programa de embelezamento “Reflorir as Esplanadas” e a instalação de “Esplanadas Fitness”, criação de condições de usufruto em segurança da Praia do Pedrógão, já em curso, tal como a limpeza de grafitis, instalação de mobiliário urbano ao longo do Polis (mesas com bancos e papeleiras), e o reforço do acesso às redes wi-fi são outras ações relativas ao espaço público que o Município pretende colocar em prática.

Relativamente à área do ambiente e energia, estão em preparação quatro ações, nomeadamente a intervenção de limpeza e conservação nas margens do rio Lis, plantação de árvores autóctones para recuperação das áreas ardidas, instalação de luminárias LED na iluminação pública e o alargamento do projeto de hortas comunitárias, com aumento de 18 talhões na Quinta da Gordalina e criação de mais dois projetos de hortas comunitárias, na Urbanização de Santa Clara e no Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro.

No que diz respeito à área da segurança, estão já em curso duas ações, uma de distribuição de equipamentos de proteção às IPSS e instituições que prestam, apoio às camadas da população em situação de maior vulnerabilidade face ao Covid-19, e criação de condições de utilização segura dos espaços de atendimento público do Município, nomeadamente Loja de Cidadão, BUA, espaços culturais e equipamentos desportivos, e mercados municipais, através de instalação de sinalética e dispensadores de produtos de proteção individual, segundo recomendações das autoridades de saúde.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete