Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Villa Portela recebe residência artística de escultura em pedra

194  residencia artistica vp 1 675 2500
03 Julho 2020

De 6 a 19 de julho, os jardins da Villa Portela, em Leiria, vão ser o palco de uma residência artística, onde cinco artistas vão criar peças a partir de blocos de pedra natural, que terão como destino o Jardim da Almuinha Grande.

Para Anabela Graça, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, a importância do evento passa por «fomentar a arte neste espaço fantástico, mostrando o seu potencial artístico», além de que «estamos a antever o que vai acontecer», já que é objetivo do Município tornar a Villa Portela num local de divulgação de trabalhos nas várias artes.

«Valorizar o trabalho artístico e o talento», «promover a relação com os artistas» e «fomentar a arte com a cidade» são outros dos objetivos destacados pela responsável na conferência de imprensa desta sexta-feira, para quem esta residência artística é sinónimo de reflexão sobre a arte, tendo também em a conta a definição da estratégia no âmbito da Rede Cultura 2027.

Abílio Febra, Filipe Curado, Mário Lopes, Thierry Ferreira e Vítor Reis são os escultores que irão trabalhar as cerca de 20 toneladas de pedra calcária cedidas pela Filstone, empresa de Fátima que dá o apoio mecenático à iniciativa.

À escultura das peças junta-se a música, com atuações do Orfeão de Leiria em três dos dias da iniciativa, e um momento de conversa com investigadores e, segundo Anabela Graça, «pessoas que têm manifestado a sua opinião sobre o espaço e a arte pública», que decorrerá no dia 17, às 18:00.

Um dos mentores do projeto, o leiriense Abílio Febra, garantiu que o grupo é composto por «escultores de nível que não irão envergonhar a cidade», enquanto que Ricardo Jorge, da Filstone, destacou o contributo da iniciativa na valorização da pedra natural e da escultura.

As portas dos jardins estarão abertas ao público de segunda a sábado, entre as 15:00 e as 17:30, que poderá assistir e acompanhar o processo de evolução das peças até ao seu toque final, sendo a lotação limitada e obrigatório usar máscara.

A residência artística conta ainda com o Jornal de Leiria como media partner.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete