Município cria estratégia para a saúde

196  estrategia municipal da saude 1 675 2500
10 Julho 2020

O Município de Leiria iniciou esta semana a elaboração da Estratégia Municipal da Saúde (EMS), com a realização de dois encontros com diversas entidades e individualidades do concelho, no âmbito da transferência de competências para autarquias.

Para Ana Esperança, vereadora com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal, este é um “projeto de parceria” que pretende “saber onde estamos, fazer o diagnóstico do concelho e definir para onde queremos ir”.

“Não quero um documento bonito, com uma capa atrativa, mas que ninguém lê. Quero um documento vivido, trabalhado e que seja posto em prática”, acrescentou a responsável, adiantando ainda que “é muito importante que não aceitemos as competências sem saber conscientemente o que estamos a aceitar”.

Os encontros contaram ainda com a colaboração do Politécnico de Leiria (IPL) e de Micael Sousa, investigador da Universidade de Coimbra, que foi responsável pela implementação do método participativo nas reuniões, com o objetivo de “colocar todos a trabalhar, pôr a comunidade a participar, numa iniciativa fora da caixa”, defendeu Ana Esperança.

Os contributos recolhidos serão agora analisados por um grupo de trabalho composto pelo Município de Leiria, pelo IPL, representado pelo docente João Paulo Marques, e pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, através de Rui Passadouro, médico de saúde pública, estando previsto que o documento esteja concluído no início de 2021.