Quatro projetos culturais apurados no Programa “Rede Cultura 2027”

Rede 1 675 2500
14 Julho 2020

“Palco em Casa”, “Surma – II”, “Baile dos Pastorinhos” e “O Rei que nunca foi Rei” são os quatro projetos apurados no programa “Rede Cultura 2027”, revelou esta segunda-feira o júri das candidaturas.

Estes quatro projetos foram selecionados entre um grupo de oito concorrentes ao programa “Rede Cultura 2027”, criado no âmbito da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O projeto “Palco em Casa” foi apresentado pela Sociedade Artística Musical dos Pousos, o projeto “Surma – II” pela CCER Mais – Cooperativa para a Criação e Promoção Cultural, Educacional, Marketing e Intervenção Social, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, o “Baile dos Pastorinhos” é da autoria da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e “O Rei que nunca foi Rei” pelo O Nariz – Teatro de Grupo.

Além destes projetos tinham ainda sido candidatados um projeto de Criação da Banda Sinfónica Veterana da AFCL pela Associação das Filarmónicas do concelho de Leiria, o Instituto Jovens Músicos concorreu com o projeto “Lavadeiras Sonoras – Uma viagem histórica”, o Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes propôs “Verão Art’em Rede” e o TASE – Teatro de Animação de Santa Eufémia candidatou “O Menino do Lapedo – Príncipe da Lua”.

A apreciação das candidaturas por parte do júri, composto por Luís Ferreira, diretor Artístico no 23 Milhas, Ana Saraiva, Chefe de Divisão de Ação Cultural Museus e Turismo da Câmara Municipal de Leiria, José Pires, diretor Artístico e Financeiro do Teatro José Lúcio da Silva, Marta Martins, diretora Executiva da Artemrede, e Samuel Rego, gestor cultural, teve como base os critérios constantes em Regulamento aprovado pela Assembleia Municipal de Leiria.

No processo de avaliação, a metodologia adotada na seleção dos projetos incidiu na ação de cruzamento entre a apreciação de cada projeto escrito e a apreciação de cada apresentação no formato ‘pitch’.

Na apreciação global dos projetos que apresentaram candidatura, o Júri e a Câmara Municipal de Leiria congratulam-se pela forma meritória e construtiva como cada candidato participou na reflexão coletiva sobre o papel fundamental que a cultura assume na valorização do território de Leiria.

Foram ainda destacados a robustez da rede de parceiros envolvidos, a valorização da dimensão humanista, o caráter inovador, a exequibilidade financeira e a dimensão de cidadania refletida no contributo para o bem comum.

O Município destinou o montante de 100.000,00 euros para o investimento nos projetos inscritos neste programa de apoio à "Rede Cultura 2027".