Construção de rotunda na Rua Dr. João Soares tem início no dia 28

201  rotunda dr  joao soares 1 675 2500
24 Julho 2020

A primeira fase das obras previstas para a construção de uma rotunda na Rua Dr. João Soares, em Leiria, será iniciada no próximo dia 28, terça-feira, com alguns condicionalismos de trânsito nesta via e em ruas adjacentes.

Com uma duração estimada em 30 dias, esta primeira etapa obrigará ao corte de trânsito de um troço da Rua Afonso Lopes Vieira, entre o entroncamento com a Rua Dr. João Soares e o acesso ao parque de estacionamento da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, que será igualmente encerrado.

A alternativa para moradores e comércio passa pelos desvios para a Rua Cidade de Setúbal, Rua Manuel Ribeiro de Oliveira e o restante troço da Rua Afonso Lopes Vieira, onde serão criados dois sentidos de circulação de trânsito, o que obrigará à proibição de estacionamento entre a Rua Manuel Ribeiro de Oliveira e as Escadas do Liceu.

No restante troço da Rua Afonso Lopes Vieira, entre as Escadas e o limite do edificado, será permitido o estacionamento longitudinal, facilitando o acesso ao comércio local e a residentes.

A empreitada inclui ainda condicionalismos na Rua Dr. João Soares, com ocupação da via direita no sentido descendente, sendo o trânsito desviado para a faixa contrária no sentido ascendente, o qual ficará também reduzido a apenas uma via.

De recordar que a obra prevê a construção de uma rotunda na intersecção das Ruas Dr. João Soares e Afonso Lopes Vieira, num investimento de 345 mil euros e um prazo de execução de 90 dias.

Estão ainda previstos novos corredores – de ciclovia, partilhado Bus e bicicleta, de kiss & ride -, e zonas de coexistência, no sentido de promover sistemas alternativos de mobilidade dentro da cidade.

Os trabalhos têm como objetivo oferecer melhores condições de tráfego e segurança numa artéria que, pela proximidade de diversos estabelecimentos de ensino, regista grandes constrangimentos no tráfego automóvel, motivados pela convergência de veículos particulares para embarque e desembarque de alunos.