Município de Leiria lança nova campanha para uso de máscara
O Município de Leiria apresentou esta sexta-feira o Leiria Regressa 2.0, a mais recente campanha de sensibilização para o uso de máscara, como medida de proteção ao COVID-19.
Na conferência de imprensa realizada no Parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca (Parque do Avião), Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal, afirmou que “percebemos que houve, em alguns momentos, um esquecimento da preocupação em usar a máscara” e este é um “trajeto colectivo, não adianta só um estar protegido”.
“Embora sem ter surtos identificados, temos mais casos ativos em crescimento”, por isso “queremos alertar a população [para o uso de máscara], porque é atualmente o melhor sistema de proteção”, defendeu.
A campanha prevê o recurso a diversos meios convencionais e digitais, sendo de destacar a circulação em viaturas de equipas de sensibilização, compostas por 13 pessoas, entre Assistentes da Praia do Pedrógão, elementos dos Bombeiros Municipais e colaboradores do Teatro José Lúcio da Silva, que irão fazer abordagens pedagógicas junto da população em todas as freguesias do concelho.
Sob a hashtag Eu Uso Máscara, a iniciativa inclui publicidade em mupis, outdoors e jornais e rádios locais, a distribuição de folhetos e a divulgação de vídeos, bem como a utilização das redes sociais do Município e a atualização do site Leiria Regressa (www.leiriaregressa.pt).
Durante o mês de agosto, o grupo Manipulartes junta-se à campanha com ações de humor às sextas-feiras, entre as 18:00 e as 20:00, nas esplanadas do Terreiro, Praça Rodrigues Lobo e Parque do Avião, e aos sábados, das 10:00 às 12:00, nos Mercados Municipal e do Levante, locais com maior potencial para ajuntamentos.
A Praia do Pedrógão será palco do “Comboio d’Artistas”, onde grupos do concelho irão percorrer a marginal aos domingos do mês de agosto, entre as 16:30 e as 18:30, com mensagens de sensibilização aos veraneantes.
Estão previstas ainda duas ações direcionadas para os mais jovens e os emigrantes do concelho.
Com a mensagem “Sabes quem também vai à festa? O COVID :(.”, a campanha pretende alertar para os perigos associados aos ajuntamentos e ao convívio entre os mais novos e dar aos emigrantes informações sobre os cuidados a ter e os contactos das autoridades locais e nacionais.
As viaturas utilizadas na campanha resultam da cedência gratuita dos concessionários Grupo Auto-Industrial, Grupo Auto Júlio, Ascendum Auto, Bomcar, Leiribéria, F.H. Rocha Marques, LizDrive, Lizitalia, LPM, Lubrigaz, MCoutinho, Sacel, Sodicentro Leiria e Digwest.