Município aprova novos apoios extraordinários ao associativismo do concelho

204  apoios associativismo 1 675 2500
05 Agosto 2020

O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, em reunião de Câmara Municipal, a atribuição de um novo pacote de apoios financeiros extraordinários ao movimento associativo do concelho, uma medida que integra o plano municipal de resposta à pandemia do COVID-19.

Nesta segunda fase, foram contempladas 51 associações num total de cerca de 73.150 euros, divididas pelas áreas social, da cultura, do desporto e da juventude e pelas várias freguesias e uniões de freguesias.

As 11 instituições de cariz social irão receber um total aproximado de 18 mil euros, enquanto às 24 entidades culturais foi atribuído um apoio global de 35.250 euros.

Na área do desporto, foram contemplados 11 clubes e associações, com quase 16 mil euros, sendo cinco as entidades do setor juventude com cerca de quatro mil euros.

Em abril, o Município já havia atribuído o primeiro pacote financeiro no valor de 143.200 euros a 73 entidades locais das mesmas áreas e também da educação, representando um total das duas fases de quase 216.500 euros e de 124 instituições apoiadas.

De acordo com a deliberação, estes apoios extraordinários justificam-se pelo facto de as coletividades serem “entidades parceiras do município que congregam as sinergias e as aspirações populares em prol da promoção, valorização e divulgação de projetos e ações em áreas de interesse municipal”, para além de serem o “expoente máximo de dinamismo das forças vivas locais”.