Olaria da Bajouca ao vivo na Rua Direita ao fim de semana

Maos de oleiro 1 675 2500
03 Setembro 2020

A arte da olaria da Bajouca vai instalar-se na Praça Eça de Queiroz, na Rua Barão de Viamonte (Rua Direita), nos fins de semana de Setembro, com a presença de artesãos a trabalhar ao vivo acompanhados musicalmente por alunos da SAMP.

As sessões decorrem ao sábado, entre as 15:00 e as 22:00, e ao domingo, entre as 15:00 e as 20:00, sendo dada oportunidade aos visitantes de porem à prova as suas capacidades para o manuseamento e moldagem do barro.

Esta é uma iniciativa conjunta do Município e da ABAD – Associação Bajouquense para o Desenvolvimento e resulta da adesão de Leiria à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica – APTCVC, tendo como objetivo a promoção de uma das mais marcantes manifestações do artesanato no concelho de Leiria, no sentido de promover o nosso barro, partilhar o saber-fazer, valorizar este ofício e evidenciar o seu potencial para a sustentabilidade económica e social.

Esta Associação integra oficialmente o AeuCC - Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas, um projeto de cooperação e de intercâmbio com o objetivo de valorizar a cerâmica, no quadro das novas políticas europeias para os territórios.

Fazermos parte desta Rede é, também, potenciar sinergias com cerca de 130 cidades europeias com vista à divulgação do nosso património cerâmico em projetos e dinâmicas de valorização nacionais e internacionais.

No caso da Bajouca, importa realçar uma arte mas também uma geração de artesão que continuam a dar vida a uma tradição centenária.

Do barro e das mãos sábias dos oleiros, o girar da roda é melodia. E desta simbiose parece ecoar um lamento, um choro e uma esperança. Ver os nossos artesãos a trabalhar o barro é experienciarmos uma arte milenar que teimam em preservar e coloca-nos em presença de um dos mais importantes elementos identitários da nossa região - a arte popular oleira.