Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Município lança projeto de promoção e revitalização da Rua Direita

Asmc 2062 1 675 2500
10 Setembro 2020

O Município de Leiria apresentou esta quinta-feira o projeto de promoção e revitalização da Rua Barão de Viamonte “Viva a Rua Direita”, que contempla o condicionamento do trânsito, a iniciativa de sensibilização “Vibrar sem som”, reforço de iluminação pública, instalação de iluminação decorativa, ações de embelezamento e dinamização cultural, limpeza e desinfeção das ruas, controlo de pragas e eliminação de grafitis.

Na apresentação, a vereadora da Educação e Cultura da Câmara de Leiria, Anabela Graça, explicou que este projeto resultou de um conjunto de reuniões entre moradores, comerciantes e o Município, com o objetivo de criar uma nova dinâmica para o Centro Histórico, de modo a torná-lo mais atrativo e com melhor qualidade de vida para residentes, agentes económicos e visitantes.

“Focámo-nos nas pessoas, na segurança e no embelezamento possível face à degradação de alguns imóveis”, destacou, realçando contudo a existência de vários projetos de reabilitação de edifícios em curso.

No campo da sensibilização, este projeto visa melhorar as condições para a convivência e partilha do espaço público, com respeito e empatia entre moradores, comerciantes, cliente e visitantes, nomeadamente através da diminuição do ruído, combate ao estacionamento abusivo, estando previsto o corte de trânsito das 17:00 de sexta-feira às 02:00 de domingo, um horário que poderá sofrer ajustes em função da avaliação do seu impacto, tal como em resultado das novas medidas decretadas pelo Governo aquando da passagem do país para situação de contingência na próxima semana.

Na área da segurança, este projeto contempla a reposição e reforço da iluminação pública, a colocação de iluminação decorativa na Rua Barão Viamonte, Rua Gago Coutinho e Rua Mestre de Aviz, tal como ações de preservação e prevenção com a PSP.

Relativamente ao embelezamento e dinâmica cultural, foram colocados elementos decorativos e de atração turística, nomeadamente figuras de corvos, mapa ilustrativo da Rua Direita e ações como propósito de reflorir esta área. Está também em curso um programa de animação cultural, com demonstrações de olaria ao fim de semana em setembro, e programação da comunidade da Rua Direita.

Quanto à valorização do património, foi efetuada a limpeza e desinfeção das ruas, controlo de pragas e eliminação de ‘tags’ e grafitis.
Catarina Louro, vereadora do Desenvolvimento Económico, realçou que este é um projeto que pretende reforçar a empatia entre os diversos utilizadores do espaço.

“Em conjunto com a comunidade vamos perceber como podemos consolidar mais este trabalho para que as pessoas possam viver mais a rua”, destacou numa conferência de imprensa em que o vereador da Mobilidade, Ricardo Santos, garantiu que será sempre garantido um corredor de segurança para permitir a atuação da Proteção Civil em caso de necessidade, sendo também acauteladas as necessidades de cargas e descargas, com uma nova organização, e as necessidades de mobilidade dos residentes.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete