Município de Leiria lança projeto de plantação de 11.200 árvores no concelho

Arvores 1 675 2500
15 Setembro 2020

O Município de Leiria lançou o projeto “Plantar uma Árvore, Cuidar o Futuro” que prevê a plantação de 11.200 árvores no concelho, uma iniciativa com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas no território, tal como recuperar as áreas ardidas, degradadas ou subaproveitadas com a plantação de espécies autóctones, sensibilizando, simultaneamente a população para a importância de criar e manter os espaços verdes do concelho.

Neste projeto, que é uma das 19 ações preconizadas no Programa Renovar Leiria e irá incluir as Freguesias e Uniões das Freguesias do concelho, serão plantadas, espécies arbóreas da flora portuguesa, sendo que a escolha das espécies depende das características ecológicas de cada local.

Entre as espécies a plantar encontram-se o acer, freixo, amieiro, cerejeira brava, sobreiro, azinheira, nogueira, oliveira, castanheiro, medronheiro, pinheiro manso, carvalho, cedro e aveleira.

O projeto terá início no mês de outubro com uma primeira plantação e irá continuar para o ano de 2021, com uma segunda plantação nos meses de fevereiro e março.