UrbSecurity inicia atividades para melhor segurança urbana

216  urbsecurity 1 675 2500
25 Setembro 2020

A rede UrbSecurity, do Programa URBACT, foi uma das 23 que viram a sua candidatura aprovada para a fase 2 e que arranca simbolicamente com os seus trabalhos esta sexta-feira, depois de um período de adaptação à pandemia da COVID-19.

Entre encontros internacionais, reuniões locais com diversos agentes e eventos públicos, o UrbSecurity procurará contribuir para o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo das cidades, tendo os nove parceiros sido divididos em outros tantos grupos temáticos: Desenho Espacial, Funções & Animação, Técnicas de Envolvimento, Comunidades, Minorias, Benchmarking & Impacto, CCTV (Videovigilância), Comportamentos Seguros e Segurança dos Peões.

O Município de Leiria, parceiro que lidera e coordena a atividade da rede, dá o pontapé de saída das suas atividades através de ações digitais, seguindo-se os restantes parceiros com iniciativas nas respectivas cidades.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, “este é um desafio que Leiria abraça com a determinação e a coragem de quem vê a segurança urbana como um pilar essencial à dinâmica de uma comunidade”.

Ideia partilhada pela Vereadora do Planeamento e Ordenamento do território, Rita Coutinho, para quem “será possível contribuir para que o processo de planeamento e de gestão dos meios urbanos ganhe um novo paradigma”.

No âmbito deste projeto, o Município estabeleceu como objetivos a requalificação do centro histórico e de zonas urbanas nos arredores da cidade, implementação de um plano de mobilidade e acessibilidade, avaliação dos espaços públicos e áreas sensíveis, entre outros.

De recordar que a rede junta Leiria a outras oito cidades e regiões europeias: Longford (Irlanda), Madrid (Espanha), Mechelen (Bélgica), Michalovce (Eslováquia), Parma (Itália), Pella (Grécia), Associação de Municípios Szabolcs 05 (Hungria) ea região da Romagna Faentina (Itália).

O principal objetivo do UrbSecurity é estudar, criar e desenvolver novas abordagens e estratégias que visem soluções inovadoras ao nível do planeamento urbano que possam prevenir o crime, melhor a perceção de segurança urbana e alterar comportamentos, para, no fim, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em meio citadino.

Os trabalhos da rede decorrerão até meados de 2022, altura em que serão apresentados os resultados, e poderão ser acompanhados em várias plataformas (website, Twitter e Facebook), sendo as iniciativas de Leiria divulgadas em página própria do Facebook.