Município investe mais de 900 mil euros na requalificação do Largo de S. Pedro

Smc 8875 1 675 2500
15 Outubro 2020

O Município de Leiria aprovou esta terça-feira em reunião de Câmara a abertura de um procedimento concursal com o objetivo de proceder a arranjos no Largo de S. Pedro, com um investimento total previsto de cerca de 970 mil euros, uma empreitada que vai ser alvo de comparticipação por fundo comunitários.

Com esta intervenção pretende-se tornar mais fácil o acesso ao Largo e ao Castelo, devolvendo ao Largo de S. Pedro uma imagem mais próxima do que se pensa ter sido a original, com aspeto medieval.

A permanência no Largo é uma das questões a ter em conta nesta intervenção, dado que atualmente não existem bancos nem áreas vocacionadas para a permanência no local.

Está ainda previsto estender o sistema de drenagem subterrânea à calçada de acesso ao Castelo, reduzindo-se, desta forma, o escorrimento superficial nesta zona e, consequentemente, no Largo.

No que se refere aos pavimentos, está prevista a sua uniformização para unificação do conjunto, no entanto, algumas zonas deverão ser valorizadas com a introdução de pavimentos mais nobres.

A requalificação do Largo de S. Pedro abrange também a iluminação, que deverá ser revista, através da reabilitação das lanternas existentes e implantação de outras iguais, bem como a área verde envolvente, através do aproveitamento do canteiro existente e plantação e alinhamento de árvores, nomeadamente ciprestes e tílias.