Acesso ao cemitério de Leiria no Dia de Todos os Santos e Dia dos Finados

Cemiterio 1 675 2500
16 Outubro 2020

Tendo em atenção que se aproximam datas de grande simbolismo, o Dia de Todos os Santos e o Dia dos Finados, e considerando a atual situação que vivemos causada pela pandemia Covid-19, o Município de Leiria, em articulação com as orientações da Direcção-Geral de Saúde, irá manter o cemitério aberto mediante certas restrições.

Neste sentido, nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro:

1. O Cemitério Municipal de Leiria estará aberto entre as 09h00 e as 17h00;

2. A entrada e saída far-se-ão por portões diferentes, devidamente identificados;

3. O uso de máscara é obrigatório em todo o recinto do cemitério;

4. Na entrada e na saída, serão disponibilizados dispensadores com álcool gel, sendo obrigatória a higienização das mãos;

5. Serão também disponibilizadas luvas descartáveis para a utilização segura dos regadores, que deverão ser recolhidos e entregues no mesmo local;

6. Só é permitida a entrada e presença de 2 pessoas por sepultura;

7. O tempo de permanência no interior do Cemitério não pode exceder 30 minutos;

8. Serão distribuídos pelo recinto do Cemitério vários contentores de lixo que deverão ser utilizados para colocação de flores velhas, material de limpeza e luvas descartáveis;

9. As casas de banho estarão encerradas.

Dando cumprimento às regras em vigor, caso venha a verificar-se a realização de funerais, o Cemitério Municipal de Leiria encerrará ao público em geral uma hora antes da cerimónia, e pelo período necessário, de modo a garantir a inexistência de aglomerados e o controlo das distâncias de segurança.

Recomenda-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis, como pessoas idosas, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crónica não se desloquem ao Cemitério nestes dias.