Exposição “Plasticidade: Uma História dos Plásticos em Portugal” apresenta duas novas mostras

Cartaz plasticidades   qualidades dos corpos e do espirito 1  1 675 2500
23 Outubro 2020

No domingo, dia 25 de outubro, serão inauguradas no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria e na Sala do Capítulo do Museu de Leiria, duas mostras expositivas associadas à exposição “Plasticidade: Uma História dos Plásticos em Portugal”.

“Plasticidades: qualidades dos corpos e do espírito" é o resultado de uma residência artística decorrida entre 17 e 22 de fevereiro, no Museu de Leiria, realizada por Filipa Jesus, Juju Bento, Luna Gil, Maria Matias e Rafaela Silva, estudantes da licenciatura em Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design das Caldas Rainha (ESAD.CR). Esta mostra, que ficará patente na Sala do Capítulo do Museu de Leiria, até dezembro de 2020, resulta de uma reflexão sobre a relação evolutiva do plástico na sociedade.
Além da mostra em espaço físico, esta exposição deu origem a uma exposição online, pelo que o trabalho pode ser visualizado também no site da ESAD.CR - https://cargocollective.com/residencia-plasticidades .

Em simultâneo, reinaugura no Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, e aí estará patente até junho de 2021, a mostra “Novos Usos | Usos Conscientes", previamente instalada na Sala do Capítulo do Museu de Leiria. Esta mostra tem como objetivo fomentar a reflexão sobre a necessidade de travar a poluição crescente dos nossos ecossistemas e aplicar os princípios da redução, reutilização e reciclagem do plástico, especialmente o de uso único.

Explorando-se o tema da educação ambiental, são dados a conhecer Novos Usos para o plástico, com exemplos do que a indústria portuguesa tem produzido, reutilizando este material de forma imaginativa e consciente. Podem também comparar-se uma série de objetos do dia-a-dia, fabricados geralmente em plástico de uso único ou não reciclável, com as suas alternativas mais sustentáveis - Os Usos Conscientes.
Esta exposição reflete agora, também, sobre o impacto no ecossistema dos nossos comportamentos em tempo de pandemia, nomeadamente sobre o uso das máscaras.

Ambas as mostras podem ser visitadas pelo público a partir do dia 26 de outubro, de acordo com as normas definidas pela DGS, no âmbito da pandemia por COVID-19.

novos_usos_cia_2020[1]