Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

Congresso Internacional “O Futuro da Nossa Cidade” encerra com olhos na continuidade

Rede 1 675 2500
26 Outubro 2020

A dias da abertura oficial das candidaturas a “Cidade Capital Europeia da Cultura” pelo Ministério da Cultura Congresso Internacional “O Futuro da Nossa Cidade” encerra com olhos na continuidade.

“A cultura é o grande observatório do humano”. A expressão de José Tolentino de Mendonça, proferida na sua intervenção, no primeiro dos dois dias de debate sobre a importância da cultura para o futuro das cidades, foi o mote que esteve patente em todas as intervenções decorridas nos dias 23 e 24 de outubro, no congresso internacional “O Futuro da Nossa Cidade”, promovido pela Rede Cultura 2027, em Leiria. De tal modo, que a dias da abertura do período oficial para candidaturas a “Cidade Capital Europeia da Cultura”, pelo Ministério da Cultura, muitos dos 26 municípios da Rede Cultura 2027 expressaram, em pleno Congresso, e ainda antes do seu encerramento, a vontade de continuarem o trabalho de prospetivar o futuro próximo. No mesmo sentido, o Presidente do Conselho Estratégico da Rede, João Serra, apontou claramente para a continuidade deste Congresso que interroga o futuro através do conceito de cidade e a recuperação destas comunidades através dos conceitos e das práticas de cultura. A Rede tem, agora, um ano, até o outono de 2021, para apresentar a candidatura oficial, visando a pré-seleção, antecedendo a seleção final, aproximadamente um ano depois. Daí até 2027 serão apenas pouco mais de 4 anos para edificar o projeto vencedor, já como Capital Europeia da Cultura 2027 designada, a par de uma homóloga letã.

Em contexto de sérias restrições impostas pela pandemia, Leiria (e mais 25 municípios) trouxe à região alguns dos principais pensadores do momento para debater o papel da cultura no futuro das cidades: a Tolentino de Mendonça juntou-se François Matarasso, Alexandre Quintanilha e Kepa Korta, entre muitos outros oradores que homenagearam o trabalho conjunto dos 26 municípios que encabeçam a candidatura de Leiria a “Capital Europeia da Cultura”. O congresso que nasceu no Conselho Estratégico da Rede Cultura 2027, presidido por João Serra, arrancou em maio, num formato contínuo, concretizando mais de 100 ações por todo o território dos 26 municípios que constituem a REDE CULTURA 2027. Um congresso em contínuo: 27 lugares, 132.000 assistências em direto, 1.316 visualizações no Youtube, 290 participantes, 138 oradores e 33 horas.

“Estou certo de poder afirmar que o Congresso – um congresso orgânico - foi uma prova muito exigente para os propósitos da Rede Cultura 2027. Encaramos agora com mais confiança a expectativa de dispormos, daqui a um ano, de uma candidatura consistente de Leiria a Capital Europeia da Cultura. O teste a que fomos sujeitos neste período validou igualmente a própria oportunidade da constituição da Rede”, adiantou João Serra, no discurso de encerramento.

“Elaborar um programa artístico e cultural para (com) um território de uma enorme diversidade é desafio sem precedentes. Todas as Capitais Europeias da Cultura, até hoje, se defrontaram com territórios homogéneos e talvez por isso raramente tenham conseguido evitar uma espécie de padronização, uma tendência para o isomorfismo – todas diferentes, mas todas iguais. O caminho que nos propomos é o inverso. Não é, evidentemente, o caminho mais fácil”, continuou.
“A nossa proposta é, pois, pensarmos – e agirmos – em conjunto, porque é nesse processo que confiamos. Esta é a mensagem do 1º Congresso da Rede Cultura 2027. Com ela partiremos para o próximo Congresso. O Congresso acabou. O Congresso continua”, rematou João Serra.

A Rede Cultura 2027 tem Leiria como ponto de partida, mas agrega 25 outros concelhos que tecem uma malha diversificada e que totaliza quase 6.000 km2 de extensão e distância superior a 170 km entre os seus extremos.

Aceda às fotografias do eventos através deste link. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Rede Cultura 2027, aceda ao sítio do projeto https://www.redecultura2027.pt  envie e-mail para comunicar@redecultura2027.pt    ou contacte 910 528 279.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete