Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início

União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes pretende lançar projetos de grande ambição

Aap1079461 1 675 2500
30 Outubro 2020

A Rota das Freguesias passou esta semana pela União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes (UFLPBC), num périplo em que foi possível ficar a conhecer um pacote de projetos estruturantes que esta UF tem em carteira com o objetivo de elevar o patamar de qualidade de vida da população.

Tendo em conta a dimensão da UFLPBC, a visita desdobrou-se em dois dias, tendo contado com as participações do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, do presidente da UFLPBC, José Cunha, e dos vereadores da Educação e Cultura, Anabela Graça, do Desenvolvimento Social, Ana Valentim, e das Obras Municipais, Ricardo Santos, e ainda de diversos eleitos da UFLPBC.

Nesta visita, o presidente da UFLPBC, José Cunha, elencou alguns dos projetos que tem em cima da mesa e deseja ver concretizados neste território, nomeadamente a construção do Centro Cultural dos Pousos, a construção de uma variante de ligação da EN113 à Rua da Ordem, a melhora dos acessos à Escola Dr. Correia Mateus, o restauro da Casa do Guarda nos Pousos, a requalificação da Rua D. José Correia Alves da Silva, a melhoria da iluminação do jardim Luís de Camões e circuito Polis, a despoluição do rio Lis, melhorias ao nível de bermas e passeios na cidade, enquanto na Barreira realçou a necessidade de requalificação do edifício e Jardim Solar do Visconde e da melhoria de algumas acessibilidades nesta localidade.

Por fim, nas Cortes, onde decorrem as obras de construção do primeiro pavilhão desportivo inclusivo do país, um dos projetos que ambiciona concretizar é a requalificação da adega cooperativa, existindo também planos para ampliação do cemitério e requalificação e adaptação a novas funções da antiga casa de velórios.

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou o dinamismo desta União de Freguesias e o empenho que tem sido colocado na resposta à Covid-19, seja ao nível empresarial, educativo, cultural, desportivo, tal como na área da saúde e assistencial.

O autarca realçou ainda o trabalho que tem sido desenvolvido pelo executivo da UFLPBC, que pela sua dimensão e densidade populacional representa um grande desafio para a equipa liderada por José Cunha.

Este roteiro contemplou diversas empresas deste território, escolas, extensões de saúde, projetos da União das Freguesias e reuniões com o movimento associativo em que os dirigentes locais deram conta das dificuldades que enfrentam atualmente devido à pandemia Covid-10 e das necessidades de apoio.

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete