Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

UrbSecurity define prioridades para Centro Histórico e Quinta do Alçada

229 1 675 2500
09 Novembro 2020

Realizou-se na passada sexta-feira a primeira reunião do Grupo Local do URBACT (ULG) de Leiria no âmbito da rede UrbSecurity, numa sessão que sentou diversas entidades e individualidades em torno dos principais problemas de segurança urbana do Centro Histórico e da Quinta do Alçada e Sismaria, as duas zonas identificadas pelo Município para análise e implementação de medidas.

De acordo com a Vereadora do Planeamento e Ordenamento do Território, Rita Coutinho, “é suposto nascerem deste estudo de duas zonas distintas medidas que se possam implementar para que possamos tornar estas zonas seguras nos mais diversos panoramas e vivências”, agradecendo o elevado interesse e participação por parte das entidades convidadas.

Neste primeiro encontro, os participantes abordaram e definiram as principais prioridades para ambas as áreas com recurso ao método lúdico-colaborativo desenvolvido pelo investigador da Universidade de Coimbra, Micael Sousa, um sistema que, através da aplicação de regras de jogo a estratégias de planeamento, irá permitir, em sessões futuras, gerar verdadeiras propostas de resolução de problemas e testá-las.

Para a zona do Centro Histórico, as prioridades apresentadas e mais votadas pelos presentes foram a iluminação artificial, as acessibilidades e sistema de transportes e a conservação do imobiliário, tendo também sido discutidos a necessidade de zonas de lazer seguras, o risco de cheias e a vertente da sensibilização e civismo.

O reforço dos programas sociais, a criação de espaços verdes e de lazer, a sinalização e as acessibilidades e transportes foram as necessidades identificadas como as mais prementes na Quinta do Alçada e Sismaria.

De recordar que o principal objetivo da rede UrbSecurity é estudar, criar e desenvolver novas abordagens e estratégias que visem soluções inovadoras ao nível do planeamento urbano que possam prevenir o crime, melhor a perceção de segurança urbana e alterar comportamentos, para, no fim, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em meio citadino.

No âmbito do programa europeu URBACT, o UrbSecurity junta Leiria, parceiro líder, a outras oito cidades e regiões europeias: Longford (Irlanda), Madrid (Espanha), Mechelen (Bélgica), Michalovce (Eslováquia), Parma (Itália), Pella (Grécia), Associação de Municípios Szabolcs 05 (Hungria) ea região da Romagna Faentina (Itália).

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete