Município adjudica obras de remoção de amianto em escolas do concelho

10 Novembro 2020

O Executivo da Câmara Municipal aprovou esta terça-feira a adjudicação do plano de empreitadas em oito escolas do concelho com vista à remoção de materiais de construção com amianto na sua composição.

Num investimento de quase 613.500 euros, vão ser intervencionadas a Escola Básica D. Dinis, a Escola Básica de Santa Catarina da Serra, a Escola Básica Dr. Correia Alexandre (Caranguejeira), Escola Básica Dr. Correia Mateus, Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Maceira), Escola Básica n.º 2 de Marrazes, Escola Básica Rainha Santa Isabel (Carreira) e Escola Secundária Afonso Lopes Vieira.

A medida surge na sequência de um acordo de colaboração com o Ministério da Educação celebrado em agosto passado, o qual prevê a assunção dos encargos por parte do Município, ficando este também responsável por elaborar o programa de intervenção nos estabelecimentos.

Plano esse que será agora definido em conjunto com as várias Direções dos Agrupamento de Escolas, na perspetiva de criação de um calendário que defina a concretização das obras nos períodos de encerramento letivo.

Este tipo de trabalhos já se encontra em curso no Pavilhão Desportivo Municipal da Maceira, com a substituição da cobertura de amianto por painel sanduíche, numa empreitada que, com um custo de 237 mil euros, inclui ainda a reparação das paredes exteriores e interiores, a pintura integral do edifício, a substituição da caldeira, a instalação de painéis solares térmicos e a reparação do pavimento.