Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao Início
Alertas/trânsito
  

Município de Leiria associa-se à celebração do Dia Mundial da Diabetes

Diabetes 1 675 2500
13 Novembro 2020

O Município de Leiria e a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do ACES/PL vão assinalar o Dia Mundial da Diabetes que se comemora este sábado, dia 14 de novembro, iluminando o castelo com a cor azul.

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

Estima-se que cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado. 670 mil milhões de dólares são gastos por ano em custos de saúde com a diabetes.

Este dia é comemorado a 14 de novembro, porque coincide com o aniversário de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, criou a ideia base que levou à descoberta da insulina em 1922.

O círculo azul é o símbolo da diabetes e tanto o círculo como a cor representam a união de todo o mundo com um objetivo: encontrar a melhor forma de lidar com a diabetes.
As campanhas dedicadas ao Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a sua prevenção.

Em Portugal, as comemorações são promovidas pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia juntamente com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Caminhadas pela diabetes, são exemplos de atividades habitualmente realizadas neste dia mas, no presente contexto de pandemia que estamos a viver, todas estas manifestações estão condicionadas.

 

Câmara Municipal de Leiria
Largo da República, 2414-006 Leiria
T 244 839 500
E cmleiria@cm-leiria.pt

Validação
powered by Wiremaze
compete