Dia Mundial da Prematuridade assinalado em Leiria

Cartaz prematuridade 2020 1 675 2500
13 Novembro 2020

O Município de Leiria vai associar-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, que se assinala a 17 de novembro, iluminando o castelo com a cor roxa que simboliza este dia.

A campanha Mundial da Prematuridade acontece durante o mês de novembro, considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, com o objetivo de alertar para o crescente número de partos prematuros, ensinar como prevenir esse facto e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebé, para a sua família e para a sociedade.

Em Portugal os hospitais costumam realizar ações destinadas aos pais e aos profissionais da saúde no Dia da Prematuridade e as associações organizam encontros de pais e crianças prematuras, incentivando o convívio e o contacto entre pessoas para troca de vivências e experiências.

No atual contexto de pandemia por COVID-19, todos podem participar no Dia Mundial da Prematuridade partilhando fotos, vídeos e histórias de bebés prematuros no Facebook, onde se pode também aprender com o exemplo das famílias espalhadas pelo mundo que vivem com a prematuridade.

Nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebé em dez, sendo que cerca de 10% dos bebés portugueses nascem antes do tempo. A gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas, considerando-se "prematuridade" sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação.

Ser Pai e Mãe prematuros é permanecer de colo vazio durante mais de um mês e com o coração em sobressalto durante pelo menos mais 6 anos. Esta situação tem diversas implicações sobretudo a nível psicológico, levando consequentemente ao isolamento da família e muitas vezes ao divórcio.

Pais e bebés prematuros travam grandes batalhas durante todo este percurso e são por isso designados, carinhosamente, por guerreiros. Podem ser pequenos em tamanho, mas são gigantes em determinação!

A todos os que quiserem juntar-se a esta iniciativa, poderão fazê-lo vestindo uma peça de roupa roxa ou lilás, no dia 17 de novembro.