Rio Lis recebe obras de manutenção entre Monte Real e a foz

Ap1080180 1 675 2500
18 Novembro 2020

O rio Lis vai ser alvo de uma intervenção de manutenção entre a Ponte de Monte Real, no concelho de Leiria, e a Ponte das Tercenas, Marinha Grande, tendo sido assinado o auto de consignação da empreitada esta quarta-feira, numa cerimónia que contou com as presenças da vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria, Ana Esperança, da presidente do Município da Marinha Grande, Cidália Ferreira, e do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

Com um prazo de execução de 15 meses, pretende-se com esta empreitada de manutenção recuperar e estabilizar as margens do Rio Lis entre a Pontes de Monte Real e das Tercenas, abrangendo uma extensão de 4,9 kms no concelho de Leiria e 6,1 kms na Marinha Grande, numa extensão total de 11 kms.

Com um valor de contrato de aproximadamente 120.000,00€, a intervenção é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente, com uma comparticipação de 50%, pelo Município de Leiria, com uma comparticipação de 22,5%, e pelo Município da Marinha Grande com uma comparticipação de 27,5%.

Na cerimónia de consignação da empreitada, a vereadora Ana Esperança destacou que, na área do Ambiente, o importante é a concretização de obra, manifestando o desejo de ser dada continuidade ao investimento na Bacia Hidrográfica do rio Lis.

A presidente do Município da Marinha Grande, Cidália Ferreira, realçou a importância de ser desenvolvido trabalho de cooperação entre municípios, num projeto que incide num rio que atravessa os dois concelhos.

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, referiu que existe grande empenho no processo de despoluição do rio Lis.
Na cerimónia foi ainda assinado o auto de consignação, entre a APA e o Município da Marinha Grande, para a empreitada de Reforço e Reabilitação dos Molhes a Sul e a Norte da Foz do Rio Lis, na Praia da Vieira.