Solidariedade é estrela que mais brilha no Leiria Natal

Leiria natal 2020 1 675 2500
20 Novembro 2020

A solidariedade é uma marca transversal ao Leiria Natal, que este ano se apresenta num formato adaptado ao contexto da pandemia Covid-19 e à crise económica associada.

Na vertente cultural, a maioria dos espetáculos nos espaços culturais do Município será de entrada livre, sendo os participantes convidados a oferecer géneros alimentares não perecíveis ou artigos de higiene, que serão recolhidos pelas IPSS do concelho presentes nos espaços culturais e que farão chegar a ajuda a quem mais precisa.

Neste evento, que decorre de 21 de novembro a 3 de janeiro, foi criada uma loja solidária online, através da qual as IPSS podem efetuar vendas de Natal para angariação de fundos para as suas atividades, uma compensação pelo facto de este ano, ao contrário do que é tradicional, não poderem instalar bancas de venda na cidade por razões de saúde pública.

No âmbito do Mercado de Leiria, será reeditado o programa Terra Alimenta Leiria + Solidário, com o propósito de contribuir para a diminuição do desperdício alimentar que se gera na cadeia de produção e distribuição de alimentos, solicitando aos produtores, vendedores e compradores do Mercado de Leiria a oferta de produtos frescos às IPSS sem apoio de fundos públicos do concelho, com um valor estimado de 10 mil euros.

Está ainda a ser preparada a distribuição de cabazes de Natal a famílias em situação de vulnerabilidade social, a instituições de apoio social e da área da saúde e proteção civil, numa ação conjunta com as Juntas de freguesia e IPSS, no valor de 30 mil euros.

Saiba mais sobre a programação em www.visiteleiria.pt