Leiria é o Município com maior redução de IMI em 2019

Vista geral 1 675 2500
25 Novembro 2020

A Câmara Municipal de Leiria é a autarquia portuguesa com maior redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 2019, de 3,8 milhões de euros.

Os dados constam do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses da Ordem dos Contabilistas Certificados, revelado esta terça-feira.

Segundo Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, “a redução da taxa de IMI teve por objetivo dar resposta a uma das prioridades da autarquia: aliviar os encargos das famílias leirienses”.

Em 2018, o Município cobrou cerca de 20 milhões de euros em IMI, referentes a uma taxa de 0,37% aplicada em 2017. Ao reduzir, em 2018, para a taxa mínima – 0,30% –, a receita foi de 16 milhões de euros em 2019.

De acordo com o Anuário Financeiro, Leiria surge também entre os municípios considerados bons pagadores e em quarto lugar no que diz respeito ao equilíbrio orçamental.

Nesta publicação, Leiria surge ainda na 5.ª posição, a nível nacional, entre os municípios com menor peso de pagamentos com pessoal na despesa total, sendo Leiria o único de grande dimensão.

Leiria surge ainda em oitavo lugar entre os municípios com maior volume de investimento pago em 2019.