Município assina contratos de delegação de competências na área da Educação com diretores de Agrupamentos e Escolas

16 Dezembro 2020

O Município de Leiria e os diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do concelho assinaram esta quarta-feira, 16 de dezembro, o contrato interadministrativo de delegação de competências no âmbito da Educação.

Os contratos têm como objetivo a identificação das condições que asseguram o efetivo exercício das competências delegadas por parte de cada agrupamento de escolas e escolas secundárias.

Entre as competências municipais delegadas nos diretores dos agrupamentos de escolas/escolas secundárias estão o poder de direção, de fixação dos horários de trabalho, distribuição de serviço, gestão de refeições, manutenção de escolas, entre outras.

A assinatura destes contratos envolve a transferência de um montante de 1.582.771,17 €, envolvendo o Agrupamento de Escolas Caranguejeira - Santa Catarina da Serra, Agrupamento de Escolas de Colmeias, Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira, Agrupamento de Escolas de Marrazes, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Carreira, Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, Agrupamento de Escolas D. Dinis, Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e Escola Secundária Afonso Lopes Vieira.

Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a importância da celebração destes contratos para o ensino no concelho de Leiria.

“Este é um passo muito grande que nos coloca perante o desafio de dar resposta às necessidades nas nossas escolas, seja ao nível da gestão de recursos humanos, seja na manutenção de equipamentos”, disse Gonçalo Lopes, acrescentando que o objetivo do Município é a melhoria do desempenho e da oferta educativa no concelho.

Anabela Graça, vereadora da Educação na Câmara de Leiria, destacou que a assinatura dos contratos sinaliza a abertura de um novo ciclo para o ensino e para o sucesso educativo no concelho de Leiria.

“Com este passo estamos a melhorar as nossas escolas e a educação no nosso concelho”, disse Anabela Graça, manifestando o desejo de continuar a trabalhar num registo de grande proximidade com as escolas do concelho.

Em representação dos diretores de escolas, Fernando Elias, diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias, destacou a aposta do Município na valorização do ensino, considerando que este processo “abre portas a um novo paradigma de gestão educativa”.